Guarulhosweb
   

Mais bonito e tecnológico, CR-V se consolida entre SUVs médios

Ernesto Zanon    10/07/2016 08:43

 

Quando alguém pensa em adquirir um SUV médio, o Honda CR-V sempre aparece na lista dos desejados. Diversos fatores favorecem o modelo japonês, comercializado no Brasil há mais de uma década. No entanto, quesitos como design, potência e preço apareciam como possíveis impeditivos. Porém, na nova versão lançada em 2015, esses problemas foram deixados para trás.
 
O GuarulhosWeb avaliou um modelo EXL, completo, durante uma semana para constatar a evolução do CR-V, que se apresenta como opção ideal para quem busca um SUV confortável, que tenha uma mecânica confiável, além de ótima dirigibilidade. O modelo conta com tração 4x4 “Real Time”, que percebe e corrige automaticamente a falta de aderência nas rodas em terrenos escorregadios e acidentados, câmbio automático e o motor 2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne, que garante potência de 155 cavalos quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina. Essa é a única versão comercializada pela Honda no Brasil e tem preço de R$ 142.196,00.
 
A transmissão automática de cinco marchas proporciona trocas suaves, privilegiando o conforto e a boa dirigibilidade. O CR-V traz o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
 
O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida, e volta ter o freio de estacionamento no pedal esquerdo, em substituição à alavanca de mão, possibilitando que o novo console central seja modular. Entre os itens de segurança, o CR-V ainda oferece airbags frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro da frente.
 
 
 
 
 
Visual renovado com cara de Honda
 
Por fora que o CR-V se destaca com várias mudanças em seu design. Ele está mais moderno e robusto. A frente traz grade tipo colmeia e detalhes cromados, marcas que caracterizam os modelos da Honda. Na dianteira, o novo conjunto ótico agora possui luzes de navegação diurna em LED e novo formato. Os faróis de neblina são retangulares, envolvidos por detalhes cromados. O para-choque foi redesenhado, conferindo mais robustez ao utilitário esportivo.
 
A traseira também passou por alterações, com o novo para-choque e um friso cromado que contorna a parte inferior do vidro avançando sobre as lanternas. Para complementar a atualização do visual externo, as rodas aro 17” contam com novo design, ainda mais esportivo, calçadas com pneus 225/65.
 
Quem conhece os carros da Honda sabe que o item conforto sempre foi levado em consideração. Porém, a marca – assim como outros japoneses - não primava tanto em equipamentos tecnológicos em seus modelos, optando pela simplicidade nas soluções. Já o novo CR-V consegue conciliar o bem estar a bordo com itens que garantem mais informações e acesso a informações.  
 
 
 
Além do conforto, carro é todo conectado
 
O painel conta com textura Soft Touch (suave ao toque), novos acabamentos e detalhes cromados. O console central foi renovado. Está maior, mais prático e modular, além de oferecer saídas de ar para os bancos traseiros. Com o ar-condicionado digital dual zone, os ocupantes contam com mais conforto, mantendo a temperatura ideal no interior do veículo.
 
O volante tem ajuste de altura e profundidade, agrega os comandos do sistema de áudio e do piloto automático (Cruise Control), e ainda traz revestimento em couro, assim como a alavanca do câmbio. Os bancos possuem acabamento que combina couro com partes específicas em material sintético de alta qualidade, oferecendo conforto e elevado nível de requinte.
 
No capítulo tecnologia, o CR-V oferece central multimídia com tela de 7” multi touchscreen, que garante mais conectividade ao usuário, uma tendência presente até em modelos de entrada das mais diferentes marcas. Essa unidade traz software avançado, incluindo GPS integrado com as informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão 3G) das principais capitais do país. O hardware também é novo e possibilita a conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio.
 
 
Uma entrada HDMI permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais. O sistema conta com duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do CD player e da entrada auxiliar. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
 
Para completar o conforto, ele tem botão de partida Start/Stop e abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry). Na linha 2015, o CR-V traz, ainda, luz indicadora de direção nos espelhos retrovisores e retrovisor externo com função Tilt Down, que ajusta para baixo o espelho do passageiro quando engatada a marcha à ré, facilitando a visualização da guia nas balizas. Há ainda teto solar elétrico e sensor de chuva.
 
 
 
Destaques do modelo
 
 - O painel conta com textura Soft Touch (suave ao toque)
 
- ar-condicionado digital dual zone
 
- central multimídia com tela de 7” multi touchscreen
 
- GPS integrado com informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão 3G) das principais capitais do país.
 
- O hardware possibilita a conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet.
 
-  entrada HDMI que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais.
 
- duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do CD player e da entrada auxiliar.
 
- Reprodução de imagem da câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo).
 
- botão de partida Start/Stop
 
- abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry).
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário