Guarulhosweb
   

Guarulhos recebe a segunda edição do Circuito de Cultura Popular

Redação Guarulhosweb    08/09/2016 10:20

 

Entre 15 e 18 de setembro, ruas, praças e escolas da cidade receberão mais de 90 artistas em apresentações gratuitas, com patrocínio da Usiminas por meio do ProAC
 
 
A segunda edição do Circuito de Cultura Popular, patrocinado pela Usiminas, chega a Guarulhos com mais de 90 artistas em diversas apresentações gratuitas como teatro, música, literatura de cordel, além de manifestações de Cultura Popular como jongo e congada, que serão apresentadas em praças, ruas e escolas da rede pública da cidade.
 
Para as escolas, o Circuito preparou uma programação de espetáculos que valoriza a literatura popular brasileira. Contos da tradição oral, lendas e "causos" caiçaras, literatura de cordel e poesias de Patativa do Assaré compõem os temas dos espetáculos que serão apresentados nas Escolas Municipais Hamilton Félix de Souza e Graciliano Ramos. Todos os alunos dessas escolas participarão das atividades. “Alguns espetáculos serão apresentados às crianças no período diurno e outros acontecerão à noite, contemplando também os jovens e adultos", explica Douglas Zanovelli, produtor do Circuito.
 
Já as apresentações abertas ao público serão realizadas no fim de semana (dias 17 e 18/09), no bairro Parque Cecap, na Av. Monteiro Lobato, uma das vias mais importantes e movimentadas da cidade. No Estacionamento do Clube Parque Cecap (Av. Monteiro Lobato, 3415), será montada uma estrutura de palco com som e luz, além de tenda com capacidade para 300 pessoas. Uma programação bem diversificada irá contar com espetáculos teatrais, oficinas para crianças, show musical, além da participação de dois grupos de manifestação tradicional: o Jongo de Piquete, dança de roda de origem africana, e a Congada de Santa Ifigênia, uma dramatização também de origem africana que recria a coroação de um rei do congo. “Estes dois grupos tradicionais farão ainda um bate-papo com o público, sendo uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre as nossas raízes culturais", afirma Douglas.
 
Em sua primeira edição, realizada em 2014, o Circuito promoveu 55 espetáculos, beneficiando mais de 17 mil pessoas. O projeto é realizado pela BERTHI Produção e Arte por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, com o  apoio do Instituto Cultural Usiminas e da Prefeitura Municipal de Guarulhos, contando com o patrocínio da Usiminas.
 
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância do projeto para ampliação do acesso da comunidade a atrações culturais de qualidade. “Estamos felizes em poder levar à comunidade, com o patrocínio da Usiminas, uma programação diversificada em diferentes espaços da cidade com o objetivo de dar seguimento ao trabalho continuado de formação de público para as artes e para a cultura”, declara a diretora.

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário