Guarulhosweb
   

Realidade nua e crua

Ernesto Zanon    13/12/2016 07:28

 

Em visita surpresa ao HMU, na madrugada de domingo, o prefeito eleito Guti (PSB), acompanhado do futuro secretário de Saúde, Roberto Lago, constatou a precariedade em que se encontra a principal referência municipal em termos de hospital. Lamentavelmente, a impressão de quem estava na visita foi das piores. Afinal, a instituição médica encontra-se numa situação deplorável, conforme esta coluna já publicou, sendo contestada pela atual administração municipal.
 
 
 
Garantir a dignidade
 
Não foi a primeira vez que Guti flagrou os problemas do HMU. Como vereador, já fazia visitas surpresas a órgãos municipais. Porém, desta vez, ele sabe que daqui a menos de 30 dias a responsabilidade para colocar o hospital municipal em pé será dele e de mais ninguém. Tem consciência de que não basta garantir um atendimento qualquer. Precisa que as pessoas sejam tratadas com o mínimo de dignidade e que saiam de lá com a sensação de que podem sim ter esperanças.
 
 
 
O meu pai
 
Ele não era de Guarulhos. Veio poucas vezes aqui. Ou seja, não teria muito sentido usar este espaço para tratar de sua partida. Mesmo assim, acho válido dar algumas linhas sobre este homem, que chegou aos 87 anos de vida, 60 dos quais casado com a mesma mulher e pai de seis filhos com idades entre 49 e 59 anos, que estavam juntos no sábado, em Sorocaba, no momento da notícia mais triste que poderiam receber. Não fosse o Ernesto Zanon pai, o “legítimo”, este aqui – o caçula que subtraiu o Junior quando assinou a primeira reportagem como forma de perpetuar o nome dele - não existiria.
 
 
 
Obrigado
 
Foi o Ernesto Zanon pai, que partiu no sábado, o grande responsável pelos conceitos e formação que me carregam nestes 25 anos e pouco de profissão. Eu escrevo, mas sempre foi ele quem me conduziu, com seus exemplos e sabedoria. Alguém que soube, com todas as dificuldades do mundo, formar este – acima de tudo – cidadão. Utilizo assim este espaço para agradecer às centenas de manifestações de solidariedade, boa parte aqui de Guarulhos, que eu e minha família recebemos nestes dias.
 
 
 
O amor
 
Ainda convalescente de uma isquemia cerebral que sofreu três meses atrás, o Ernesto Zanon pai jamaisperdeu sua essência. Aqui uma declaração recente transcrita pela neta Marina, que está grávida. Talvez, sirva para entender os motivos da sua grandeza. Ele disse: "Você está grávida, bambina mia? Nossa, mas que maravilha! Filho é uma bênção de Deus. Ame muito, muito essa criança. O amor é a coisa mais importante e preciosa que você pode deixar para ele. Eu amo muito meus filhos e toda minha família!", disse a ela -  todo sábio e orgulhoso - meu eterno pai. 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

26/05 07:05
Nem vencedores
25/05 07:33
No estômago
24/05 08:06
Vestiu a camisa
23/05 07:16
Trocou o chip
19/05 07:05
Bomba em alta
18/05 08:03
Novos endereços