Guarulhosweb
   

IBGE: ajuste sazonal diferenciado explica estabilidade de serviços na média

Daniela Amorim    12/01/2017 09:56

 


Todas as atividades de serviços registraram aumento no volume prestado na passagem de outubro para novembro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Houve expansão no setor de Outros Serviços (3,3%); Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (2,1%); Serviços de informação e comunicação (1,0%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,8%); e Serviços prestados às famílias (0,2%). O agregado especial das Atividades turísticas apresentou crescimento de 0,5% em novembro ante outubro.

Todos os segmentos registraram variação superior à média nacional dos serviços, que ficou próxima à estabilidade com ligeiro avanço de 0,1%.

Segundo Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, a metodologia de cálculo prevê um ajuste sazonal diferenciado entre as diferentes atividades e o total do País, o que explica a estabilidade dos serviços na média nacional apesar das taxas positivas entre os segmentos investigados.

"É a metodologia, é um pacote de ajuste sazonal que tira todos os efeitos que podem afetar uma atividade", justificou o pesquisador.

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário