Guarulhosweb
   

Bola Rolando

Erivan Monteiro    03/02/2017 06:40

 

BOLA ROLANDO

VAI COMEÇAR o principal estadual do país: o Campeonato Paulista. O Santos entra em campo para tentar manter a hegemonia no Estado, diante do Linense, nesta sexta-feira, às 20h, na Vila Belmiro. Neste sábado, às 17h, o Corinthians vai a Sorocaba encarar o São Bento; e no domingo, o São Paulo encara o Audax, em Barueri, e o Palmeiras recebe o Botafogo, ambos às 17h, no Allianz Parque.

QUEM LEVARÁ 1?

ALGUMAS CARAS novas trazem otimismo ao torcedor. O Santos terá a experiência do volante Leandro Donizete; o Palmeiras contará com a liderança de Felipe Melo; o Corinthians aposta no talento de Jadson e o São Paulo coloca todas as suas fichas na estrela de seu novo treinador: o ídolo Rogério Ceni. Quanto aos pequenos, o vice-campeão de 2016, Osasco Audax, e a tradicional Ponte Preta são os que deverão dar mais trabalho. O título deverá ficar com um desses seis clubes.

 

QUEM LEVARÁ 2?

MAS PARA não ficar em cima do muro, acredito que as maiores possibilidades de título ficarão com Corinthians e São Paulo. Pela ordem. Palmeiras e Santos estão “antenados” com a Libertadores e será difícil manterem o foco no estadual diante de uma competição tão importante, um torneio em nível continental. Claro, não dá para cravar, mas acredito que as maiores possibilidades em 2017 estão com alvinegros e tricolores.

 

FAZ TEMPO

A PRIMEIRA edição do Campeonato Paulista foi realizada em 1902. Desde então, o torneio é disputado de forma ininterrupta. O primeiro Paulistão contou com apenas cinco equipes, que formavam a antiga LPF – Liga Paulista de Futebol. O primeiro time a vencer o principal estadual do país foi o São Paulo Athletic Club, clube de origem inglesa que existe atualmente somente no rúgbi. O SP Athletic Club foi também o primeiro bicampeão da história da competição.

 

O PRIMEIRO

QUAL FOI o primeiro grande time atual a sagrar-se campeão do Paulistão? O Corinthians, em 1914. A segunda grande equipe moderna a levantar a taça foi o Palestra Itália (o Palmeiras da atualidade), em 1920. O time recordista de títulos do Paulista ainda é o Corinthians, com 27 títulos. O segundo lugar pertence ao Palmeiras, com 22 taças. O terceiro é do Santos, com 21. De 1970 a 2015, o São Paulo foi o time que mais taças conquistou o título: 12. Em segundo lugar está o Corinthians, com 10 campeonatos conquistados.

 

ARTILHEIRO INGLÊS

JÁ O primeiro artilheiro do Paulista foi Charles Miller. Aliás, foi o próprio Miller quem trouxe o futebol para o Brasil. O maior artilheiro da história do Campeonato Paulista ainda é Pelé. O rei do futebol foi o maior goleador em 11 oportunidades, contra 9 do antigo craque Friedenreich. Também é de Pelé o recorde de gols em uma única edição do Paulistão. Foram 58 gols na edição de 1958. Aliás, o segundo lugar também é também do santista. Foram 49 bolas na rede no campeonato de 1965.

 

BOLA NA REDE

SANTOS E PALMEIRAS têm os maiores ataques da história do Paulistão. A primeira equipe a fazer mais de 100 gols em um Paulista foi o time praiano, em 1927. O feito só foi repetido quase 70 anos depois pelo Alviverde no ano de 1996. A primeira equipe do interior a conquistar um Campeonato Paulista foi a Internacional de Limeira, em 1986. A segunda foi o Bragantino, em 1990. No total, mais de 100 times disputaram o Paulistão até hoje.

 

GOL GLOBALIZADO

VOCÊ SABIA que o nosso grito de “gol” é falado da mesma maneira na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Honduras, Hungria, Itália, Iugoslávia, México, Panamá, Peru, Romênia, Uruguai e Venezuela. Em Portugal diz-se “golo”. “Goal” é gritado na Austrália, Bangladesh, Bélgica, Bulgária, Camarðes, Canadá, Chipre, Coréia do Sul, Eire, Egito, Estados Unidos, Finlândia, Gana, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Irã, Islândia, Israel, Líbia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Polônia, Senegal, Suíça, Tchecoslováquia, Turquia e União Soviética.

 

DIVIDIDO EM TRÊS

DEVIDO AO número excessivo de clubes profissionais no Estado, o Campeonato Paulista é disputado em três séries em sua Primeira Divisão: A1, A2 e A3, atualmente a série do Flamengo de Guarulhos. Na prática, porém, são primeira, segunda e terceira divisões. Há ainda a chamada Segunda Divisão, um torneio semiprofissional (diríamos assim), na qual participa o AD Guarulhos. Como somente os times da “Primeira Divisão” podem atuar de torneios em nível nacional, essa subdivisão foi um meio encontrado pela FPF (Federação Paulista de Futebol) para garantir a participação de clubes que não estão na elite do futebol paulista. Um exemplo é o Guarani, que está na Série A2 e disputa normalmente a Copa do Brasil.

 

DIVIDIDO EM DOIS

SAUDADE DE quando os clássicos eram sinônimos de festa nas arquibancadas com o Morumbi dividido ao meio. Lembro-me, por exemplo, de um clássico que presenciei, entre Palmeiras e Corinthians, em 1989. Nada menos que 105 mil pessoas no Cícero Pompeu de Toledo. Seis gomos de arquibancada para cada torcida. No final, vitória alviverde por 2 a 0 – gols de Neto (ele mesmo, que mais tarde seria o xodó da Fiel) e Gaúcho, na estreia do então jovem goleiro Veloso. Bons tempos!

 

MAIORES PÚBLICOS

PARA TERMINAR coloco aqui os cinco maiores públicos da história do Campeonato Paulista, todos, logicamente, no estádio do Morumbi. O primeiro é Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, com 138.032, em 9 de outubro de 1977. O segundo maior público registrado foi no clássico Palmeiras 2 x 0 Santos, com 123.318 pagantes, em  15 de outubro de 1978. O terceiro foi São Paulo 1 x 0 Santos (122.209), em 16 de novembro de 1980. A história ainda registra Corinthians 0 x 1 Palmeiras (120.522), em 22 de dezembro de 1974; e Corinthians 1 x 1 Santos (116.881) em 20 de março de 1977. Não tem jeito: o povão ama do Paulistão!

 

FRASE DA SEMANA

“Quero um grande centroavante. Se o Galo abrir mão do Pratto, tenho interesse.”

Carlos Augusto Barros e Silva, presidente do São Paulo, sobre a possibilidade de contratar o atacante argentino do Atlético-MG.

 

Erivan Monteiro é jornalista e cronista esportivo – e-mail para essa coluna: erimonteiro@usp.br

 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

13/08 10:48
De camarote
29/07 20:49
Que jogo
22/07 16:41
Queda?
24/06 10:46
Mais agilidade
17/06 20:33
Impressionante
27/05 22:22
Basquete 1