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JAC T5 CVT, um SUV completo que é bom, bonito e barato

Ernesto Zanon    28/02/2017 10:16

 

O carro é bonito. Tem porte. Ótimo espaço interno. Apresenta-se como um SUV urbano moderno que não fica atrás de modelos mais famosos tanto no design como em número de equipamentos embarcados de marcas consideradas consagradas no mercado. Para melhorar, tem preço bem menor e ainda vem equipado com câmbio automático.
 
Este é o JAC T5 CVT, que chegou ao Brasil no final do ano passado e é oferecido por preços que variam entre R$ 71 mil e R$ 75 mil, bem completo. Ao se levar em consideração o carro que é e tudo que oferece, além de saber que, na concorrência, modelos que oferecem configuração parecida estão na faixa dos R$ 90 mil para cima, pode-se considerar que é barato. 
 
O GuarulhosWeb avaliou um modelo durante 10 dias, quando rodou cerca de 500 quilômetros entre cidade e estradas. Equipado com o mesmo motor da versão com câmbio manual, de 1,5 litro, com quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão (VVT), ele rende potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6.000 rpm. O torque máximo é de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm.
 
O novo câmbio conta com três modos de uso: “D” – Drive, ou modo de condução normal, objetivando conforto e economia de combustível; “S” – Sport, ou modo esportivo, que conta com “trocas de marchas” em altas rotações, presumindo um melhor desempenho; e “Sequencial ou Manual”.
 
Nos primeiros dias com o carro, a impressão é a de que o câmbio CVT não fala a mesma língua do motor. Demora um pouco para responder, apresenta alguma dificuldade nas saídas, principalmente em subidas, causando certo incômodo. Porém, depois que você veste o T5 e começa a dosar melhor o pé, o resultado passa a melhorar sensivelmente. Não chega à perfeição, mas garante uma condução até suave e com poucos solavancos.
 
Apenas em situações mais críticas, quando se tenta uma aceleração forte de forma repentina, deixa um pouco a desejar. Porém, o desempenho do motor agrada bastante, saindo-se bem em meio ao trânsito e também em rodovias.  O consumo de combustível não assusta. Abastecido com etanol durante a avaliação, não se mostrou um beberrão daqueles em que você é obrigado a se tornar íntimo do frentista.
 
 
 
Espaço interno e muita tecnologia
 
A bordo do T5, destaque para o ótimo espaço interno tanto para quem vai nos dois bancos da frente como no traseiro, onde até três adultos se acomodam com bom nível de conforto sem apertos. O porta-malas, com capacidade para 600 litros, é bastante generoso e leva a bagagem da família toda.
 
Como é praxe nos demais modelos da JAC oferecidos no Brasil, desde sua chegada ao país em 2012, o T5 CVT vem bem completo. Um de seus maiores diferenciais está no kit multimídia, com tela de 8 polegadas. Intuitivo e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card e oferece a função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphonesou tablets através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas. O sistema incorpora, também, a câmera de ré que facilita muitas as manobras de estacionamento.
 
Itens como ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico tração), assistente de partida em rampas (HSA), EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), BAS (assistente para frenagens de pânico), BOS (pedal “inteligente” de freio), que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente, e até luzes diurnas de LED compõem a vasta lista de equipamentos de série do T5 CVT.
 
 
Itens de série
 
-  Ar-condicionado digital e automático;
 
- Vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das portas e retrovisores com acionamento elétrico
 
-  Alarme antifurto
 
-  TPMS (TyrePressureMonitoring System), sistema que identifica a calibragem dos pneus
 
- Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de duas cadeirinhas infantis
 
- Sensor de estacionamento
 
-·Direção com assistência elétrica
 
- Faróis de neblina dianteiros e traseiro
 
- Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e instantâneo (km/l), autonomia, velocidade média e tempo de viagem
 
- Faróis com regulagem elétrica de altura
 
-  Banco do motorista com ajuste de altura
 
-  Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes
 
-  Freios a disco nas quatro rodas
 
- Rodas de liga leve aro 16 pol.
 
 

 

 

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