A Polícia Civil de Guarulhos tem um novo endereço na região central da cidade para atender a população. O prédio de nove andares possui espaço amplos que proporcionam melhor qualidade nos serviços prestados. Além da Delegacia Seccional, o local abriga o Setor de Homicídios, Núcleo de Investigação sobre Roubo, Furto, Apropriação Indébita e Receptação de Cargas, o Garra e o Núcleo Corregedor de Polícia de Guarulhos. Estão lá também a Delegacia de Defesa da Mulher, a Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente e a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE).
As diversas delegacias estavam distribuídas em diferentes imóveis que eram alugados pela Prefeitura de Guarulhos. Vários deles estavam com os alugueis atrasados e corriam o risco de serem despejados. Um acordo fez com que o Governo do Estado assumisse a locação do novo imóvel.
No entanto, a maior parte dos Distritos Políciais segue em prédios com alugueis pagos pela prefeitura, com exceção do 2°DP, que também passou a ser responsabilidade do Estado e do 1o DP que é sede própria. As atividades foram transferidas para o antigo prédio da Delegacia da Mulher, na rua Mena, no Jardim Santa Mena. Anteriormente o distrito funcionava na avenida Timóteo Penteado.
Para o delegado seccional Adilson Aquino, a administração ficou mais fácil, já que a permanência em um único local possibilita o acompanhamento de perto do trabalho das delegacias especializadas, tornando mais ágil a maneira dos setores se relacionarem. "Os detalhes fazem com que a nossa instalação seja muito melhor do que onde estávamos, separados e com prédios pagos pela prefeitura, de maneira que podemos ter uma atuação mais independente", explicou.
Quanto ao acolhimento à população, Aquino garante que o atendimento ao publico será bem melhor. "É inegável que nós teremos condições de prestar o melhor atendimento, em um prédio limpo, com instalações adequadas e de fácil acesso", explicou.
Mudança
Aquino explicou que a mudança aconteceu de forma gradativa. O setor de comunicação, onde são armazenadas todas as informações, ainda permanece no prédio antigo até que todos os demais estejam instalados e ocorram as adaptações necessárias, uma vez que o processo necessita ser continuado para que não haja falhas.
O GuarulhosWeb esteve no novo prédio na tarde desta segunda-feira (6) e acompanhou de perto os trabalhos de mudança que ocorrem no salão principal e em alguns andares. Apesar dos transtornos causados pela passagem de objetos e movimentação constate nos elevadores, alguns munícipes já procuram pelo local em busca de serviços.
O novo prédio
A nova sede da Polícia Civil em Guarulhos, na Rua Itaverava, número 48, era um desejo da própria instituição. Trata-se de uma construção nova, com nove andares, um espaço amplo e todas as condições necessárias para o atendimento à sociedade e o trabalho da instituição. Quando o processo finalmente se encerrou e o Governo do Estado alugou o imóvel, a mudança para a nova sede começou em janeiro deste ano, praticamente encerrando-se na semana passada, com a mudança do gabinete do delegado seccional e setores administrativos.
“Estamos bastante felizes pois essa mudança de ambiente vai melhorar ainda mais o trabalho policial e o atendimento à população”, explica o delegado seccional, Adilson Aquino.
Sobre o atendimento às pessoas, “motivo principal da mudança para o novo prédio”, enfatiza o delegado, as novas instalações oferecerão mais conforto, algo importante num ambiente de delegacia, em que quase todo atendimento diz respeito a algum assunto desagradável. “Estamos agora a 50 metros da principal avenida da região central de Guarulhos, o que deve também facilitar muito o acesso das pessoas para cá”, complementa Adilson Aquino.
Que beleza!
Delegacia especializada que não faz nenhuma grande apreensão de drogas nas grandes"favelas" da cidade(são Rafael, Tupinambá, Pimentas etc), especializada em cargas que só faz tráfico, e assim caminha a humanidade, o que será que acontece que não há apreen$$ões nesses lugares? hein Delegado?