Guarulhosweb
   

Falhas na gestão e a mortalidade de empresas

Antonio Carlos de Figueiredo    09/03/2017 15:30

 

A dificuldade econômica que nosso país atravessa nos proporcionou observar e pontuar erros de gestão em micro, pequenas e médias empresas - muitas familiares – que podem levar o empresário a entrar nas estatísticas de mortalidade das empresas. 
 
De acordo com pesquisas do Sebrae, de cada 100 micro e pequenas empresas abertas no país, 73 permanecem em atividade após os dois primeiros anos de existência. Agora, 58% delas, principalmente as de pequeno porte, fecham as portas e não chegam aos cinco anos. Os principais motivos descritos pelos empreendedores estão a falta de clientes; falta de capital; concorrência; burocracia e os impostos. Muitos têm problemas de gestão. 
 
Na atividade de mentoria ouvimos muitas perguntas, principalmente dos pequenos empresários, que nos levam a entender algumas necessidades. Entre elas estão: como faço para alavancar meu negócio em meio a essa crise? Como faço para aumentar minhas vendas? Como faço para atingir as metas estabelecidas no começo do ano? Como faço para diminuir o endividamento? E por aí vai. 
 
Os empresários estão perdidos. Muitos ainda não sabem o significado de pró-labore, lucro e faturamento. Todo o dinheiro que entra na empresa é utilizado pelo proprietário como o salário dele, sem que sejam feitas as devidas divisões. Por exemplo: O pró-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa e corresponde ao salário de um administrador contratado para isso. É uma forma de controlar o caixa da empresa. Já a distribuição de lucros é a partilha dos lucros das operações entre os sócios. 
 
Entre outros problemas de administração está o “saber vender”. Muitos não sabem vender o próprio produto ou sua imagem. Enfim...É preciso profissionalizar, mesmo que por meio de mentorias, e definir bem a importância dos departamentos internos para que estejam todos muito bem amarrados. Assim, empresário conseguirá atingir seus objetivos.
 
Antonio Carlos de Figueiredo é administrador de empresas, coach, e mentor de negócios. E-mail: antoniocarlos@infovendas.com.br

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário