Guarulhosweb
   

ESPAÇO AAPAH - Dez pontos de referência de Guarulhos

por Bruno Leite de Carvalho    12/03/2017 18:14

 

Na Conferência Municipal de Cultural de 2013, no fórum de patrimônio histórico, o professor doutor Fernando Atique citou os ponto de referências como patrimônio culturais, pois este tipo de local agrega valores de convivência, memória, assim vão além de sua importância de localização e uso.
 
Assim, resolvi elaborar uma lista de pontos de referências ainda existentes na cidade de Guarulhos, mas também há alguns locais importantes que não existem mais como a Caixa D’Àgua do Gopoúva, o Pontão do Nove de Julho (o ponto de ônibus continua lá, mas o colégio foi demolido), o Pontão da rua Dom Pedro II (no local não passa mais ônibus) e o relógio entre a Dom Pedro II e a avenida Monteiro Lobato.
 
As referências acabam se tornando mais importante que os nomes dos logradouros, como era o caso da caixa d’água, muitos nem se referiam como bairro do Gopoúva. 
 
Vamos a nossa lista:
 
Biblioteca Monteiro Lobato
Local frequentado por estudantes, ponto de encontro para trabalhos escolares e universitários. Tem o maior publicações de autores guarulhenses.
 
Lago dos Patos
Um dos cartões postais da cidade, frequentado por casais de namorados, atletas amadores e também conhecido pelos food truck de hot dog.
 
Posto de Gasolina da Família Sakamoto
Parada para caminhoneiros, quando avistamos o posto, sabemos que estamos próximos aos bairros de Bonsucesso e dos Pimentas. O local abriga a Festa do Caminhoneiro.
 
Praça IV Centenário
Próxima ao hospital Carlos Chagas, faculdades, supermercados, a praça é referência para se localizar e também já abrigou saraus e feiras.
 
Batalhão de Polícia da Vila Galvão
Chegada para quem vem de São Paulo pela região norte, o Batalhão de Polícia serve para poicionar os percursos do ônibus, pois algum entram à direita e outros seguem em frente. Muitos ainda se referem como delegacia, pois era a antiga função do prédio.
 
Viaduto Cidade de Guarulhos
A obra foi inaugurada em 2010, o viaduto estaiado serve de referência para quem chega pela rodovia Presidente Dutra.
 
Lago do Água Azul
Frequentado para pescarias e banhos, o lago é ponto de encontro do Bairro do Água Azul.
 
Praça Oito de Dezembro
O logradouro tem seu nome em homenagem ao aniversário de Guarulhos. A praça é localizada no bairro do Taboão, os bancos sempre estão ocupados para jogar conversa fora, também sempre há vendedores dos mais diversos produtos.
 
Praça do Skate
O nome oficial é praça Assunta Rinaldi Barbosa, mesmo após a retirada da pista de skate, o local continua a ser lembrado por suas antigas características.
 
Catedral de Nossa Senhora de Bonsucesso
Uma das mais antigas construções de Guarulhos, está localizada em um ponto alto. Muitos romeiros se reúnem por lá na Festa da Carpição.
 
A lista foi criada sem critério de localização ou importância já que há outros pontos de referências importantes espalhados pela cidade. Os leitores podem apontar outros locais nos comentários.
 
Bruno Leite de Carvalho é jornalista, responsável pela assessoria de comunicação da AAPAH. 
 

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. JOSE LIMA 28/03/2017 11:32

    porque

    porque a praça mamonas é sempre esquecida..???

  2. JOSELIMA 27/03/2017 21:21

    queria entender

    com certeza todos são importantes e marcantes. embora desconheça o critério cientifico ou histórico para a escolha. no entanto, uma banda leva o nome da cidade para todo o pais e tem uma praça em sua homenagem, e sempre mal cuidada pelo município...PRAÇA DOS MAMONAS,, amigos do AAPAH vamos refazer..

  3. alex borrego 20/03/2017 06:26

    pontos da região do Macedo e Cecap

    tem também a Praça da Pedra, no Macedo, e a pista de cooper e ciclovia do Cecap, este último local muito frequentado não somente por moradores do bairro Cecap, mas também de Vila Barros e Vila Fátima.

  4. Leitor 13/03/2017 07:28

    Cadê o Bosque Maia ?

    Acho que esqueceram do principal: Bosque Maia

Insira um comentário