Guarulhosweb
   

Possível onda de assaltos no Maria Dirce mobiliza a PM

Katia Russões - Do GuarulhosWeb    15/03/2017 15:47

 

Moradores do Jardim Maria Dirce estão assustados com uma possível onda de assaltos que estaria acontecendo em residências da região. Segundo a Polícia Militar, nenhuma ocorrência teria sido informada ao comando nos últimos dias. No entanto, a vítimas podem não ter registrado boletins de ocorrência, já que alguns moradores do bairro vêm relatando, em mensagens enviadas ao GuaurlhosWeb e redes sociais, sobre os assaltos. Mesmo assim,  a PM afirma que segue com uma especial atenção por parte do Comandante do policiamento daquele bairro.
 
A PM informou ao GuarulhosWeb que procura direcionar o policiamento de acordo com a demanda e características específicas de um determinado local, seja uma rua ou um bairro. Após a denúncia encaminhada, as equipes responsáveis pelo patrulhamento do local seguem “providenciado um policiamento ostensivo/preventivo adequado à demanda, que pode ser intensificado e/ou direcionado, conforme a necessidade e a oportunidade.”
 
A melhor atuação da polícia está ligada às denúncias realizadas pela população. Em situações que possam ser atendidas pela Polícia Militar, como no caso de invasões a residências, o munícipe pode ligar para o número e emergência ‘190’ ou ‘181’ Disque-denúncia.
 
Segue abaixo, algumas dicas da Polícia Militar para evitar possíveis assaltos.
 
- Procure estar sempre atento especialmente ao comportamento de pessoas que estejam próximas a você ou paradas perto dos lugares que frequenta.
- Ao notar que está sendo seguido, procure mudar várias vezes o lado da calçada. 
- Não carregue objetos de valor, grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito, se não houver necessidade.
- Evite lugares sem iluminação e com pouco movimento.
 
 
 Caso você seja vítima siga as orientações abaixo:
 
 - Mantenha a calma;
- Comunique-se e faça movimentos lentos;
- Responda com calma somente ao que lhe for perguntado ou para avisar sobre qualquer gesto ou movimento a ser realizado;
-  Não discuta. Entregue ao criminoso o que ele exigir. Assim, o tempo do roubo será menor;
- Evite brincadeiras ou conversas;
- Faça apenas o que o criminoso mandar;
- Não olhe diretamente para os marginais - isso é visto como uma ameaça;
- Procure memorizar todos os detalhes possíveis, fisionomia, modo e frases usadas, roupas, gírias, trajetos e locais visitados, veículos utilizados, etc.
- Não tente fugir ou reagir. É muito comum outras pessoas estarem efetuando cobertura;
- Ligue para a policia assim que possível transmitindo a descrição exata e o possível trajeto seguido com todos os detalhes;
- Registre a ocorrência em uma Delegacia de Polícia;
- Se você presenciar um assalto, mantenha-se afastado do local e evite interferir diretamente. Ligue para a polícia e passe todas as informações possíveis.
- Após a saída do agressor, ajude a vítima;
 
Obs: Não ande armado nem tenha armas em casa. Mesmo que você saiba atirar e tenha porte, suas chances de reagir são muito pequenas, e o risco de que a arma seja usada contra você é muito grande.
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário