Guarulhosweb
   

Guti participa de encontro da Frente Nacional de Prefeitos

Redação Guarulhosweb    17/03/2017 20:04

 

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu nesta sexta-feira, dia 17, na sede da Prefeitura de São Paulo, o lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O prefeito de Guarulhos, Guti, participou do evento, que contou com a presença do prefeito de São Paulo João Dória, do vice-governador Márcio França e outros gestores da região metropolitana.
 
O evento foi uma mobilização para o IV EMDS, que acontecerá de 24 a 28 de abril, em Brasília e que deverá receber mais de 10 mil participantes para debates em torno do tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.
 
Na ocasião, o prefeito Guti resumiu a importância da FNP. “A Frente Nacional de Prefeitos é o espaço onde a gente consegue reunir os prefeitos das grandes cidades de todo o Brasil para pleitear junto aos governos Estadual e Federal, as demandas que temos mais urgência”. Ele exemplificou que o pagamento dos precatórios é uma das grandes urgências, uma vez que houve mudança e todos os municípios têm que saldar seus precatórios até 2020. Se isso se mantiver, Guarulhos terá que desembolsar R$ 16 milhões por mês. Isso inviabiliza uma série de coisas, inclusive, na área da saúde e da educação. “Estamos tentando prazos maiores para que consigamos sanar o problema”, explicou.
 
Aprendizado
 
O atual presidente da FNP, Márcio Lacerda, falou da sustentabilidade que hoje não é apenas ligada ao meio ambiente e da importância do gestor local no desenvolvimento do país. Na oportunidade, ele falou da missão dos prefeitos reeleitos e dos novos gestores, como é o caso do prefeito de Guarulhos. “No IV EMDS, Guti, por exemplo, terá a possibilidade de se familiarizar com as diferentes ferramentas que podem auxiliar na difícil tarefa de administrar a cidade”, salientou.
 
O vice-governador Márcio França salientou a importância de uma articulação em grupo para que os prefeitos tenham representatividade. Já o prefeito João Dória fez questão de ressaltar que o trabalho, o esforço e a dedicação dos prefeitos são intensos. “A população espera que os prefeitos cumpram sua função. Práticas modernas de gestão, rápidas, eficientes e baseadas na ética geram um ânimo capaz de produzir estímulos e servem como referência.”
 
Frente Nacional dos Prefeitos (FNP)
 
A FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente para prefeitos em exercício e foi fundada em 1989. Tem como foco de atuação os 658 municípios brasileiros, com mais de 50 mil habitantes (critério indicador de cidades médias), abrangendo todas as capitais do país, num percentual de 68% dos habitantes e 80% do Produto interno Bruto (PIB).
 
 
 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário