Guarulhosweb
   

Sem receber da Fundação ABC, funcionários paralisam atendimento na Policlínica Paraíso

Katia Russões - Do GuarulhosWeb    18/04/2017 16:30

 

Auxiliares de enfermagem da Policlínica Paraíso, no bairro de mesmo nome, paralisaram suas atividades nesta terça-feira (18). O protesto seria por falta de pagamento por parte da Fundação ABC, administradora do local. A prefeitura informou que  o repasse para a empresa responsável pela unidade de saúde foi feito na última quinta-feira (13).
 
O Guarulhosweb entrou em contato com a policlínica por volta das 15h, quando uma funcionária informou que todos os atendimentos estariam paralisados. Apesar da informação, a reportagem confirmou que apenas um setor encerrou suas atividades. Os atendimentos estariam sendo priorizados para casos de urgência e emergência.
 
Segundo um funcionário, que não quis se identificar, os funcionários teria recebido o salário com valor inferior. Sem uma posição da Fundação sobre o problema, a categoria decidiu deixar o local.
 
O prefeito Guti esclareceu em coletiva a imprensa no dia 10 de abril, que a relação com a Fundação ABC “não é sadia”. A prefeitura segue as negociações com a instituição desde o início do ano sobre os débitos que teriam sido deixados pelo ex-prefeito Sebastião Almeida (agora no PDT). .
 
As paralisações tiveram início em 2016 durante a gestão do ex-prefeito Sebastião Almeida, quando a prefeitura deixou de realizar alguns repasses para a Fundação que por sua vez não efetuou os pagamentos de seus funcionários.
 
O contrato entre a prefeitura e a Fundação ABC segue até 2018. Guti e o secretário de Saúde, Roberto Lago, esclareceram que seguem as negociações, uma vez que o contrato deveria ser baseado em planos de metas pactuadas e cumpridas diferente do que é realizado hoje como prestação de serviço obrigando a prefeitura a realizar pagamentos mesmo sem a utilização de todos os serviço.
 
Resposta
 
Em resposta ao questionamento do GuarulhosWeb, a Fundação do ABC informa que o repasse financeiro da Prefeitura de Guarulhos referente aos serviços prestados no município só foi compensado hoje, 18 de abril.
 
Logo que o valor foi liberado pelo banco, a Fundação do ABC deu início ao pagamento de todos os salários atrasados, o que ocorreu por volta das 12h30. Entretanto, no período da manhã, alguns funcionários do P.A. Paraíso deixaram seus postos de trabalho. É importante ressaltar que não houve paralisação do atendimento na unidade, mesmo frente à redução da equipe. A assistência será normalizada às 19h, quando terá início o turno da noite.
 
Não houve nenhum problema nas demais unidades gerenciadas pela FUABC em Guarulhos – a UPA São João e o P.A. Maria Dirce.

 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário