Guarulhosweb
   

Com novo motor, Sandero Stepway dá até paradinha para economizar

Ernesto Zanon    07/05/2017 10:49

 

O novo motor 1.6 SCe garante mais agilidade e menor consumo de combustível ao Sandero Stepway, o modelo da Renault que veste salto alto e se apresenta como o irmão aventureiro da linha, devido principalmente ao visual e maior altura em relação ao solo em comparação com o restante da família, que vem à paisana. Equipado com o Stop&Start, ele desliga o motor, sempre que você dá uma “paradinha” no meio do trânsito. 
 
O destaque do motor 1.6 SCe é o maior desempenho e o prazer ao dirigir. A potência máxima de Sandero e Logan saltou de 106 cv para 118 cv, com etanol, um ganho de 11,3%. Com gasolina, a potência saltou de 98 cv para 115 cv, um aumento de 17,3%. O torque também é maior no novo motor: 16,0 kgfm, seja com gasolina ou etanol.
 
 
O 1.6 SCe 16V, agora com 118 cavalos de potência, quando abastecido com etanol, tem quatro cilindros e duplo comando de válvulas. Construído em alumínio, é 30 kg mais leve, o que significa uma criança a menos transportada no carro a cada saída. Apesar Da versão avaliada pelo GuarulhosWeb durante sete dias ter câmbio manual, merece destaque o sistema Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas. 
 
O sistema, mais comum em carros topo de gama e com transmissão automática, garante – segundo a Renault - economia de até 5% de combustível. Por ter câmbio mecânico, ao parar em um semáforo, por exemplo, desliga o motor quando o carro está em ponto morto. Ele só é religado, ao tirar o pé da embreagem, o que – no início – causa certo estranhamento e chega a causar a impressão de que o motor “morreu”. Até se acostumar, não é difícil de se ver girando a chave no contato para acionar o motor. 
 
Há ainda o ESM (Energy Smart Management), sistema de regeneração de energia, que também ajuda na economia. Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.
 
Outra novidade é a adoção da direção eletro-hidráulica. Para o motorista, isso representa uma direção ainda mais leve e um menor esforço na hora de realizar manobras. 
 
O Stepway conta ainda com um sistema tecnológico que induz o motorista a buscar mais eficiência. O Media NAV 2.0 traz as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico. Para quem gosta de um entretenimento a mais, é ideal.  O preço de tabela do modelo é de R$ 58.528,00. 
 
 
Visual de “Suvinho” é marcante
O Sandero Stepway chama a atenção por seguir a linha dos SUVs, cheio de detalhes que passam a ideia de ousadia e sofisticação. Na dianteira, o para-choque transmite força pelos detalhes em preto e na parte inferior com o acabamento em tom prata. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina, completam o conjunto.
 
Nas laterais se destacam os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia lateral também em preto, transmitindo robustez e personalidade. Outro destaque da lateral são as novas rodas de 16 polegadas. Na traseira, além do para-choque exclusivo da versão com parte inferior em preto e acabamento em prata, se destacam, ainda, as lanternas com máscara negra e os refletores no para-choque, que dão mais força ao visual. As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades conferem um toque de sofisticação.
 
Mais itens de série
- Media NAV 2.0, com tela sensível ao toque de sete polegadas integrada ao painel que traz as novas funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
- piloto automático (limitador e controlador de velocidade). 
- espelhos retrovisores e os vidros traseiros com acionamento elétrico 
- airbags duplos, 
- ABS, 
- direção eletro-hidráulica, 
- sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), 
- computador de bordo com seis funções, 
- aberturas internas do porta-malas e tanque de combustível, 
- volante em couro com regulagem em altura, 
- travas das portas e vidros com acionamento elétrico 
- três apoios de cabeça no banco traseiro.
 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário