Guarulhosweb
   

Com o pé direito

Ernesto Zanon    17/05/2017 07:30

 

O grupo de Goiânia que passou a administrar desde o início do mês o Hospital Municipal de Urgências (HMU), Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) e Policlínica Paravanti começa com o pé direito sua estada em Guarulhos. Para cuidar da comunicação do grupo e facilitar a vida dos veículos de comunicação da cidade na obtenção de informações importantes sobre os equipamentos de saúde, contratou o conceituado e eficiente jornalista Vicente de Aquino, que recentemente deixou o comando do jornal Folha Metropolitana e Metrô News. 
 
A vida não importa?
A concessão do HMU, HMCA e Policlínica Paraventi, numa ação emergencial da Prefeitura para melhorar o caótico atendimento médico em Guarulhos, depois de 16 anos de desastrosas administrações petistas, vem incomodando o sindicato dos servidores e parte dos integrantes do Conselho Municipal da Saúde. Eles usam o argumento da defesa dos funcionários públicos, que não serão dispensados em hipótese alguma, para atacar a decisão. Passam a impressão de que vale muito mais o interesse corporativo do que a vida das pessoas. 
 
 
Deixaram passar
Que os servidores públicos municipais merecem um reajuste maior que o oferecido pela Prefeitura não restam dúvidas. Até mesmo o prefeito Guti (PSB) concorda. No entanto, querer que as perdas passadas se resolvam imediatamente, como se bastasse apertar um botão, soa até fora de propósito. Um manifesto da Associação dos Educadores Municipais de Guarulhos defende 6,25% de reajuste mais R$ 100,00 no Vale Refeição. Eles levam em consideração os 4,08 do IPCA acumulado no ano mais os 2,17% deixados para trás em 2015 pelo governo de Sebastião Almeida (então no PT). Talvez tenham se esquecido das perdas seguidas deixadas por Eloi Pietá (PT), que concedeu por três anos seguidos 1% quando a inflação anual foi de 9,3% (2003), 7,4% (2004) e 5,6% (2005).  
 
Amansa sindicatos
Para conseguir aprovar as reformas da Previdência e Trabalhista, que tramita no Senado, o presidente Michel Temer (PMDB) já admite rever o fim do imposto sindical obrigatório, conforme já passou pela Câmara dos Deputados. Desta forma, o governo acredita que vai acalmar as centrais e diminuir os movimentos contrários. Ou seja, estará usando um dia de salário dos trabalhadores para comprar o apoio dos sindicatos, que juram de pés juntos defender seus interesses. Lamentável sob todos os aspectos. 
 
Deu quórum 
Mais uma vez a Câmara Municipal de Guarulhos deixou de realizar sessão neste ano. O motivo é o de sempre: número insuficiente de vereadores em plenário. Só que desta vez a ausência em massa foi justificada. Nada menos do que 13 parlamentares preferiram ir para Brasília participar da audiência pública pela reabertura da ponte do Baquirivu, numa ação promovida pelo deputado federal Eli Correa Filho (DEM). 
 
Truco 
Na semana passada, antes da audiência, o também deputado do DEM, Jorge Tadeu, deu um verdadeiro drible no colega de bancada. Ele conseguiu uma reunião junto ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, que criou um grupo de trabalho para agilizar uma solução que pode ser bem melhor que a simples reabertura da velha ponte, construída para facilitar o acesso às obras do Aeroporto na década de 80 e que já chegou a ser interditada, devido a danos na estrutura. Na audiência desta terça, Tadeu roubou a cena, destacando as ações que já estão em curso para a criação do novo acesso. 
 
Pombo-correio
Não será surpresa se o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Soltur (PSD), pedir uma nova licença do mandato nos próximos dias. Seria uma forma de não ser encontrado na casa quando o carteiro chegar. Um pombo-correio estaria com tudo pronto para levar notícias não muito boas para alguns atuais e muitos ex-parlamentares. 
 
De olho em Brasília
O vereador Lauri Rocha (PSDB) tem a intenção de disputar um cargo a deputado federal em 2018. Ele anunciou publicamente na última quarta-feira, dia 10, durante um programa de rádio, sua intenção de representar o partido na disputa do ano que vem. “O PSDB é um partido tão grande e não tem um deputado em Guarulhos. Eu vim para um time grande e também vou pensar como grande”, disse o parlamentar.
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

21/07 07:17
Maratona
20/07 07:26
Nada fácil
19/07 07:26
Temporada de festas
18/07 07:25
Perdeu a chance
13/07 07:25
Pedala Guarulhos