Guarulhosweb
   

Veludo molhado é protagonista nesse inverno

Edna Pinson    19/05/2017 15:47

 

O tecido confere bom caimento e charme os looks de  todos os estilos


Depois de anos aparecendo timidamente nas coleções de inverno, o veludo molhado vem nesse ano com força total. Nas passarelas, as coleções de outono/inverno já mostravam a tendência e as vitrines comprovam. O tecido está nos looks de praticamente todas as grifes e confecções.

A especialista em moda Jô Souza destaca que o veludo nunca deixou de ser usado nas estações mais frias, aparecia nalgumas coleções, mas bem timidamente. Destacou-se nos anos 1970 e 1990 e agora nesse ano.


Na moda, tudo vai e volta, mas esses movimentos são reflexos dos padrões de comportamento social. “Acredito que seja o momento dele (veludo), pois seria a metáfora dos tempos líquidos que vivemos. O tecido que parece ser fluido, liquido como releitura do comportamento atual“, diz a especialista. “Amores, medo, vida liquida, nada está seguro e nem sólido.”

Esses tempos líquidos aos quais refere-se a especialista são explicados pelo sociólogo polonês Zygmund Bauman. Segundo ele, a sociedade é líquida porque é incapaz de tomar forma fixa, pois tudo se transforma o tempo todo. A aplicação desse conceito no nosso dia-a-dia é o não mais conseguir ou querer buscar relacionamentos ou empregos para a vida toda e planejar a vida sobre relações e trabalhos com tempos curtos de duração. Isso parece prático, mas provoca mudanças contínuas nas relações, finanças e envolvimentos pessoais e profissionais.

Sendo a moda é reflexo e expressão da sociedade, o veludo molhado, com seu aspecto fluídico, cai bem nesse momento porque efetivamente remete ao líquido, não sólido, não palpável.
Partindo desse princípio, é natural imaginar que o veludo molhado ficará nas vitrines e armários por um bom tempo.

Jô Souza é especialista em Criação e Styling de Moda pelo Senac Lapa Faustolo, e em Fashion Imagem pelo Instituto Marangoni, de Paris. Ela também atua como professora de Moda no IED/SP e no Senac e coordenadora de Pós-graduação de Consultoria de Imagem de Estilo e de Comunicação e Cultura de Moda na Universidade Belas Artes, de São Paulo.

Como usar o veludo molhado

Parece difícil, mas o tecido pode ser usado com beleza e sofisticação de várias formas. “Blusa, calça ou vestido – ele fica bem no look casual, esportivo ou mais sofisticado. O tempo não está tão frio, ele não esquenta tanto o corpo e deixa os looks mais atraentes”, diz Jô, ao enfatizar que o tecido é unissex.
E aparece também nos acessórios e revestimento de calçados.

Mais sobre o universo feminino em (mulherreal.com)


Edna Pinson é jornalista com pós-graduação em Política e Relações Internacionais e especialização em Realidade Brasileira e Coolhunting Reconhecimento de Padrões e Estratégias


 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário