Guarulhosweb
   

Nem vencedores

Ernesto Zanon    26/05/2017 07:05

 

Tão logo a assembleia de servidores votou favoravelmente ao fim da greve, aceitando a proposta formulada pelo TRT de reajuste de 3,26%, mas escalonada em 2,26% mais 1% em duas vezes em novembro e dezembro pelo prefeito Guti (PSB), o vereador Wesley Casaforte usou a Tribuna da Câmara para fazer o anúncio. Ele elogiou o chefe do Executivo por conceder o índice do ICV Dieese. 
 
Nem vencidos
Poucos minutos depois, a vereadora petista Genilda Bernardes fez um pronunciamento elogiando os servidores e atacando o prefeito. Falou que a conquista só ocorreu devido à proposta sugerida pelo TRT, já que Guti queria dar apenas 2%. “O prefeito não foi sensível, mas os servidores foram sensíveis e aceitaram a proposta mesmo que escalonada”. 
 
Deus e o diabo
Ou seja, não existe consenso e jamais haverá em relação aos resultados desta campanha salarial Sempre haverá gente falando em conquistas de uns e derrotas de outros, mesmo que não precise existir isso. Desta forma. Cada um defenderá a tese que mais lhe agradar, atacando aqueles que possam pensar diferente. Aliás, o patrulhamento durante a greve foi bastante marcante em relação a qualquer pessoa que assumiu determinada posição. Quem falava ou escrevia aquilo que agradava era “Deus”. Quem defendia o contrário virou o “diabo”.  
 
O que cada um queria
Sem, no entanto, atribuir juízo de valores há algumas considerações que devem ser levadas em conta. O Stap entrou na campanha salarial pedindo 20% de reajuste, tentando recompor de uma só vez perdas acumuladas ao longo de muitos anos de PT. A Prefeitura apresentou uma proposta de 2% apenas, baseando-se na capacidade financeira da administração. 
 
O que cada um conseguiu
No fim das contas, os servidores terão imediatamente 2,26%, ou seja, somente 0,26% a mais que o oferecido pelo Governo inicialmente. O 1% a mais virá  no final do ano, com 1% dividido em 0,5% em novembro e 0,5% em dezembro. Caso não houvesse a mobilização, dificilmente se chegaria a esse índice. Agora, cabe à administração apertar ainda mais os cintos para honrar com os pagamentos. Agora, começa o jogo.  
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

22/11 07:38
Decisão acertada
14/11 07:28
Na Catalunha
13/11 08:14
Rede de instabilidade