Guarulhosweb
   

PM forma 600 crianças do Proerd no CEU Presidente Dutra

Redação Guarulhosweb    14/06/2017 15:58

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (14) a formatura de 600 crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Céu Presidente Dutra.  O projeto aplicado pelo 31° Batalhão de Polícia Militar beneficiou crianças de escolas estaduais da região. 
 
O evento teve a participação do comandante da 2ª Companhia (capitão PM Senivaldo), responsável pelo policiamento na área, diretoras, coordenadoras das escolas, escolas estaduais Professor Arthur Marret, Professora Teresinha Mian Alves, Clementina de Jesus, Mônica Aparecida Moredo e Jorge Amado, além de professores e familiares, que participaram de entregas de presentes para os alunos que se destacaram na elaboração de redações.
 
Os alunos participaram do evento, jurando e se comprometendo com a filosofia do programa em ficar e permanecer longe das drogas.
 
Durante o projeto duas policiais militares se destacaram - a cabo Sonária e cabo PM Luciene   que foram instrutoras do Proerd. Segundo a PM, ambas realizaram um excelente trabalho. “Plantaram uma semente nos corações das crianças, cabendo a estas regarem todos os dias para que cresça e floresça”.
 
 
PROERD
 
O projeto tem como objetivo prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
 
O Programa desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias  atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e r elacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
 
 
PÚBLICO ALVO
Os alunos das escolas públicas e particulares, matriculados desde a Educação Infantil e aos Primeiros Anos, 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental.
Resultado da pesquisa dos níveis de satisfação, realizado pela USP
O Proerd é percebido POSITIVAMENTE pelos pais e o corpo docente das escolas onde é aplicado, pois :
• É considerado um programa capaz de informar e esclarecer às crianças sobre drogas e violência;
• É um aliado dos pais, na medida em que abre margem para os temas serem discutidos em casa;
• Reforça a orientação e o esclarecimento que os pais fornecem aos filhos;
• Transmite conhecimento para as crianças que não recebem nenhum tipo de orientação em casa.
• É um aliado dos professores, uma vez que o programa provoca mudanças no comportamento da criança;
• Faz com que a criança compreenda e respeite as diferenças sociais, raciais, etc.
• Mostra a criança conceitos de cidadania;
• Fortalece a autoestima.
 

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Mauricio 15/06/2017 11:06

    Parabéns

    Parabéns aos alunos, professores, diretores e policiais que não mediram esforços para que este projeto desse certo. .Um abraço especial para a equipe da EPG JORGE AMADO. ..

  2. Anônimo 14/06/2017 21:20

    Excelente trabalho desenvolvido pelas Cabo Sonaria e Cabo Luciene.

Insira um comentário