Guarulhosweb
   

Alô, alô, terra!

Ernesto Zanon    27/06/2017 07:32

 

A vereadora Janete Pietá (PT), como já citado nesta coluna, parece mesmo que acabou de chegar de Marte ao planeta Terra. Ela defende e deve propor um PL para criar “creches noturnas” em Guarulhos. Talvez, se vivenciasse o cotidiano local, quando era deputada federal, o prefeito Sebastião Almeida (agora PDT), eleito com as graças do marido dela, o Elói Pieta (ainda PT), não só vetou um projeto idêntico – aprovado pela Câmara Municipal - como entrou com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), depois que teve seu veto derrubado. Na ocasião, início desta década, a nobre parlamentar não mexeu um dedo para reverter a decisão. 
 
Questão de competência
O projeto original de criação de creches noturnas em Guarulhos, o 203/2010, teve a autoria os então vereadores Eduardo Carneiro, atual líder do governo Guti na Câmara, hoje PSB, mas na época no PSDB, José Mário (ex-vereador do PSDB e um dos apoiadores do atual prefeito), Vitor da Farmácia (agora no PMN), além de Helena Sena e Indio de Cumbica, que disputou as eleições de 2016 pelo PHS e Novinho Brasil (PTN). Virou a Lei 6800 de 2011.  No entanto, graças ao “não” de Almeida, em março do mesmo ano, o Tribunal de Justiça suspendeu seus efeitos e, em agosto, a declarou inconstitucional. Ou seja, Janete pode até ter atitudes nobres, precisa ter também uma assessoria competente. Evitaria tanta perda de tempo. 
 
Sem gastar
Poucos dias antes de completar seis meses, a administração Guti dá algumas demonstrações de como é possível promover ações efetivas sem gastar dinheiro público. O Arraial Arte na Rua, um presente da TV Globo para Guarulhos, realizado no último final de semana no Bosque Maia, atraiu perto de 50 mil pessoas nos dois dias de evento, numa verdadeira aula de organização. O melhor de tudo foi perceber que os frequentadores saíram muito satisfeitos, tanto com a programação cultural como gastronômica. Nem quem ficou mais de uma hora para saborear a galinhada de Guararema, o prato mais badalado da festa, teve do que reclamar. 
 
Quanta diferença
Diferente do que ocorreu nos 16 anos de PT em Guarulhos, a Prefeitura não gastou um centavo sequer. Nos quatro mandatos de Elói Pietá e Sebastião Almeida, eventos artísticos e culturais serviam para que a administração gastasse mundos e fundos com a contratação de artistas, além de estrutura de palcos e som. Alguns daqueles eventos foram parar no Ministério Público e por pouco não terminaram com processos de improbidade administrativas contra os irresponsáveis administradores, incluindo ex-secretários da Cultura que hoje posam de bons moços. 
 
Habilidade 
Desta vez, graças à habilidade do subsecretário de Cultura, Adalmir Abreu, que foi fundamental nas negociações com a TV Globo, a emissora decidiu promover seu “Arraial” em Guarulhos, em detrimento de outras cidades da região metropolitana que tinham interesse em receber o evento. Destaque ainda o importante papel do curador Diego Dionísio, que soube escolher muito bem os artistas e barracas de gastronomia, que encheram os olhos e estômagos dos guarulhenses. 
 
 
Mui amigos
A propaganda veiculada na TV do DEM, partido presidido pelo deputado federal Jorge Tadeu no estado de SP, mostra ele ao lado do também parlamentar Eli Correa Filho, em um diálogo para lá de amistoso, como se fossem unha e carne. Ambos mantêm alguma ligação com Guarulhos, já que o primeiro deu seus primeiros passos na política por aqui e segue com negócios na cidade. O outro, que se casou com uma guarulhense e faz de tudo para parecer ser daqui, foi ao segundo turno nas eleições municipais do ano passado quando foi derrotado pelo atual prefeito Guti. Porém, fora das gravações para a TV e longe das câmeras, os dois não mantém qualquer afinidade. Apenas se suportam.  E olhe lá...
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

22/11 07:38
Decisão acertada
14/11 07:28
Na Catalunha
13/11 08:14
Rede de instabilidade