Guarulhosweb
   

Lançada a segunda edição do Caderno Econômico de Guarulhos

Redação Guarulhosweb    06/07/2017 16:55

 

A cidade está retomando o caminho do crescimento econômico. Essa é a constatação a partir dos resultados contidos na segunda edição do Caderno Econômico de Guarulhos, lançado pela Prefeitura nesta quinta-feira (6), na empresa Doremus Alimentos, em Bonsucesso, com a participação do prefeito Guti. O trabalho tem a assinatura da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI).
 
Na oportunidade, Guti apresentou a sua mensagem aos empresários e demonstrou otimismo. “Os números de nossa economia começam a melhorar. Vejam o exemplo da fábrica chinesa de partes automotivas, a Ningbo Tuopu, que vem para Guarulhos. Não tenho dúvidas, outras mais virão, ampliando as vagas de trabalho e as oportunidades de negócios”, afirmou.
 
Guti reforçou os aspectos positivos da cidade, e que servem como formas de atrair investimentos dos empresários. “Antes, o que definia o sucesso de um povoado era a proximidade com o rio. Hoje, o grande indutor de crescimento de uma cidade é o aeroporto, tanto com a chegada de turistas, quanto pela facilidade de exportar a produção local. Guarulhos tem todas as condições de logística e de infraestrutura para quem deseja empreender e prosperar”, concluiu.
 
 
Retomada
O secretário Rodrigo Barros (SDCETI) fez a apresentação do Caderno, ressaltando números do Mercado de Trabalho. “A perda de empregos foi estancada, sobretudo nas indústrias de transformação. O próximo passo será a qualificação profissional dos empregados, especialmente os mais experientes e dedicados”, disse.
 
Sobre a Balança Comercial de Guarulhos, Rodrigo explanou sobre o principal destino de nossos produtos (exportação). “O maior comprador da produção guarulhense é o mercado dos Estados Unidos. Por isso, em 13 de agosto, será realizada viagem oficial àquele país, com o objetivo de ampliar nossas relações comerciais”, afirmou.
 
Representando o vice-governador Márcio França, esteve presente Maurício Juvenal, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “A sinergia entre o Governo do Estado e Guarulhos tende a crescer, sempre com base nos três ‘es’: eficiência, eficácia e efetividade. Isto significa fazer o certo, com os melhores resultados e de forma sustentável”, afirmou.
 
O presidente e CEO do Aché Laboratórios, Paulo Nigro, ministrou palestra com o tema ‘Estratégias para promover o crescimento empresarial’. Com mensagem positiva e motivadora, Nigro afirmou: “Nós democratizamos o conceito de estratégia, divulgando aos 4.600 colaboradores da empresa os nossos objetivos até o ano de 2030. A estratégia de uma empresa precisa estar, antes de tudo, no coração das pessoas integradas nesse processo de crescimento e de evolução”.
 
 
A publicação
 
A presente edição do Caderno Econômico de Guarulhos apresenta os principais dados do primeiro quadrimestre de 2017, com ênfase nas informações do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Foram feitas, ainda, análises e comparações com igual período de 2016, a fim de ser traçado panorama do comportamento do Mercado de Trabalho.
 
Os dados sobre o Comércio Exterior, o Turismo na cidade, bem como o movimento do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e os primeiros resultados do programa Via Rápida Empresa – VRE também compõem essa publicação.
 
Com periodicidade trimestral, a próxima edição do Caderno está prevista para setembro, no Aché Laboratórios. O presidente Paulo Nigro ofereceu as instalações da empresa durante a sua palestra.
 
Para obter a publicação, acesse o link na página do SDCETI no site da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br) ou diretamente no link: http://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/Caderno_Economico_Edi%C3%A7%C3%A3o2_0.pdf
 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário