Guarulhosweb
   

Nada fácil

Ernesto Zanon    20/07/2017 07:26

 

Diante do temor de pequenos comerciantes, que se instalaram nas imediações do Poupatempo, no Macedo, nos últimos 16 anos, a Prefeitura precisa estudar algumas opções para não deixar a região cair no abandono com a mudança do equipamento estadual para o Internacional Shopping no mês que vem. O problema é que a saída do serviço daquele prédio deverá inviabilizar os negócios do entorno, como estacionamentos e outros estabelecimentos que vendem produtos ou serviços àqueles que frequentam o local. Não será tarefa fácil preencher o vazio que ficará na região. 
 
 
Alguma sugestão?
Em reportagem publicada pelo GuarulhosWeb nesta quarta-feira, mostrando o drama desses pequenos comerciantes, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, admitiu que ainda não existe um planejamento para aquele local. Mas entende que algo precisa ser feito, já que a localização é estratégica devido à proximidade com a Dutra e acesso principal entre Cecap e região central, além de ser cortado pelo único Corredor Metropolitano da EMTU na cidade.  
 
Nem a AME
Quando o Governo do Estado anunciou que irá implantar em Guarulhos uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Guarulhos, o prefeito Guti pensou em locar o prédio do Poupatempo para ceder ao serviço estadual. Porém, a Secetaria Estadual de Saúde exige que o equipamento deve ocupar um espaço próprio e não alugado, o que inviabilizou a ideia. Desta forma, a Prefeitura ainda não decidiu para onde levará o AME, que caberia perfeitamente no prédio do Macedo. 
 
Primeiros frutos
A apresentação das três primeiras fases da reformulação do Hospital Municipal de Urgências (HMU) nesta quinta-feira confirma que a atual administração acertou ao conceder o principal equipamento de saúde do município para a iniciativa privada. Guti (PSB) soube superar as críticas de parte da oposição e da minoria do Conselho Municipal de Saúde, que atacaram a parceria de forma equivocada, e começa a colher os primeiros frutos. Graças a administração do Instituto Gerir, serão inauguradas a sala de exames com tomografia computadorizada e a recepção humanizada. Haverá ainda a criação de uma nova Ouvidoria Ativa.
 
Agilidade 
Dispensa-se comentários sobre a importância de o hospital contar com um tomógrafo, que permite o diagnóstico de várias doenças, principalmente na área de acidentes vasculares do sistema nervoso central, podendo estabelecer condutas corretas para o tratamento. Também é valiosa na detecção de vários tipos de câncer e doenças infecciosas. Já a nova recepção contará com uma área de apoio para classificação de risco dos pacientes, com encaminhamento para o posterior atendimento. Ou seja, casos mais graves poderão ser melhor encaminhados, garantindo agilidade no atendimento à população. 
 
Café com café
Vários partidos, alguns sem qualquer representatividade, outros bem mais fortes, buscam se estruturar em Guarulhos, com vistas às eleições do ano que vem. Desta forma, diferentes lideranças – algumas inclusive que perderam muito espaço depois dos péssimos resultados nas urnas em 2016 – tentam articulações, com visitas a empresários e políticos, oferecendo mundos e fundos (no futuro, é óbvio). Quem tem paciência para ouvir e tempo a perder nunca tomou tanto café na vida. 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

15/09 07:16
Guerra santa
12/09 07:37
Roubaram nosso verde
01/09 07:46
Gosta de apanhar?