Guarulhosweb
   

No forno

Ernesto Zanon    08/08/2017 07:16

 

Com o apoio do prefeito Guti, o presidente da Proguaru, Leonardo Lago, está prestes a anunciar algo inimaginável até poucos meses atrás. Graças ao trabalho de saneamento financeiro da companhia de economia mista, ele acredita que até o final de agosto obtenha a tão desejada e necessária CND (Certidão Negativa de Débitos), fundamental para poder prestar serviços ao poder público e à própria Prefeitura. 
 
É do ramo
No Ipref, a boa notícia vem da determinação do diretor Eduardo Reichert, que traz para a cidade experiência adquirida na área de previdência em outros municípios paulistas. Diferente do que ocorreu na administração anterior, o recadastramento do funcionalismo público, que está em curso, terá custo zero para os cofres municipais. São os próprios servidores que estão preenchendo os dados necessários via online, com o apoio de funcionários do próprio Ipref, além da Prefeitura e Saae. 
 
Mais economia
Já os cálculos atuariais, necessários para que a administração avance no melhor modelo de um novo regime do funcionalismo, que ganhou o nome de RP (Regime Próprio), uma empresa especializada foi contratada. Como se tratam de números e cálculos muito específicos, são necessários profissionais especializados, não disponíveis nos quadros tanto do Ipref como da Prefeitura. Porém, os valores a serem gastos são bem menores que aqueles dispendidos no governo do PT. Detalhe: tudo que foi feito no ano passado não pode ser aproveitado, devido a seguidos erros cometidos. 
 
Promete
Por falar em Ipref, a campanha para a renovação dos conselhos fiscal e administrativo já está na rua para as eleições que ocorrem em 11 de setembro. Sábado, foram publicados no Diário Oficial do Estado os nomes dos 11 servidores da Prefeitura, Ipref e Saae, que concorrem a quatro vagas no conselho administrativo, além dos três da Câmara (uma vaga) e três inativos (uma vaga). Para o conselho fiscal, há nove candidatos. 
 
Importante disputa
A aprovação do novo Regime Próprio passará necessariamente por esses grupos, daí cresce a importância da disputa pelos conselhos do Ipref. Desta forma, não é de se estranhar que há alguns interesses bastante diversos em jogo, daí ser fundamental a ampla participação do funcionalismo neste pleito. Aliás, tem candidato – com costa bem quente – que anda falando já como se estivesse eleito. 
 
Arrumando as malas 
O prefeito de Guarulhos, Guti, e o de Mogi das Cruzes, Marcus Mello, devem embarcar para os Estados Unidos no próximo domingo para agenda de uma semana pelas cidades de Dallas e Washington. Eles terão encontros com técnicos e dirigentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de fundos de participação, além de outros órgãos, entidades e empresas norte-americanas que podem render bons frutos para o desenvolvimento econômico e social das duas cidades. Também integram a comitiva guarulhense o secretário Rodrigo Barros (SDCETI) e o diretor da pasta, Adam Kubo. 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

15/09 07:16
Guerra santa
12/09 07:37
Roubaram nosso verde
01/09 07:46
Gosta de apanhar?