Guarulhosweb
   

Tragédia segue anunciada

Ernesto Zanon    29/08/2017 09:05

 

O acidente com uma van da EMTU nesta segunda-feira cedo na Dutra, quando o veículo capotou com 25 pessoas a bordo, deixou apenas 12 feridos leves. Por sorte, não foi uma tragédia maior, que segue anunciada. A operadora dos transportes metropolitanas informou que aplicou somente no primeiro semestre 3.653 multas, algo em torno de 20,3 por dia por excesso de passageiros. Isto revela um quadro assustador, já que a fiscalização pega apenas uma pequena parte dos infratores. Caso a EMTU não tome providências urgentes, a sorte pode faltar numa próxima vez. 
 
Vida de gado
O sistema de transportes intermunicipal segue sendo um problema grave. O fluxo de passageiros entre São Paulo e Guarulhos, além das cidades da região, como Arujá e Santa Isabel, é um dos maiores de toda a região metropolitana. A falta de um sistema eficiente de massa, como trem e metrô (o primeiro em construção e o segundo apenas um projeto) leva os moradores dessas cidades a se sujeitarem à humilhação de serem transportados como “coisas”, amontoados que são em veículos sem as menores condições e quase sempre com excesso de passageiros. 
 
 
Niguém quer aparecer 
O que dizer de um partido que não consegue reunir lideranças municipais em um almoço de confraternização em pleno sábado? A justificativa para o esvaziamento pode estar no anfitrião da boca livre, o ex-prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, que deixou o PT para tentar uma sobrevida no PDT. Tudo leva a crer que ninguém (ou apenas alguns gatos pingados) quer aparecer ao lado do último mandatário da cidade, um sujeito que entregou o município em estado de completo abandono e com dois orçamentos anuais em dívidas. 
 
Novo mandatário
Já o encontro da Rede Sustentabilidade, também realizado no sábado, serviu para alçar ao cargo de coordenador regional (ou presidente, como preferirem), José Roberto Vomero, que iniciou a gestão na presidência da Proguaru, mas foi deslocado para a Secel para ficar mais próximo do vice-prefeito Alexandre Zeitune, o maior expoente do partido na cidade. 
 
Candidato? 
Quando se falou da necessidade da Rede em Guarulhos ter pelo menos um candidato a deputado, seja estadual ou federal, os olhares se voltaram para o atual secretário de Gestão, Nilson Gonçalves, que encaminhava os trabalhos. Apesar de ser um nome natural do partido, por suas ligações com sindicatos, é bom possível que o prefeito Guti (PSB) não libere nenhum nome de seu primeiro escalão para a disputa do ano que vem. Se alguém preferir sair, deverá ser em definitivo. 
 
 
Concessões 
O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta segunda-feira o prefeito João Doria para lançar o chamamento público de consulta ao mercado visando à concessão do sistema de bilhetagem eletrônica utilizada nos ônibus da capital, trens e metrô.  O governador ressaltou a necessidade de empreender uma “reforma do estado”, com maior participação da iniciativa privada na realização de investimentos para melhoria da infraestrutura e serviços públicos. Com 34 parcerias realizadas e R$ 130 bilhões em investimentos privados nos serviços públicos estaduais, São Paulo vem sendo procurado para orientar outros estados e municípios.  O exemplo pode ser seguido em Guarulhos em algumas áreas, o que poderia gerar o desenvolvimento em pontos cruciais para a cidade. 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

15/09 07:16
Guerra santa
12/09 07:37
Roubaram nosso verde
01/09 07:46
Gosta de apanhar?