Guarulhosweb
   

Guarulhenses estreiam no 1º curso de Medicina da cidade

Katia Russões - Do GuarulhosWeb    06/09/2017 18:36

 

Barbara Gomes Pereira e Matheus da Silva de Paula, ambos de 20 anos, além de serem guarulhenses, estudaram juntos no mesmo colégio particular na região do Gopoúva. Desde muito novos já confidenciavam a vontade de cursar Medicina. Não imaginavam, porém, que o sonho poderia ser realizado na própria cidade. Após três anos de cursinho e quatro tentativas antes de conseguir ingressar na faculdade, veio a conquista: uma vaga em Medicina e em Guarulhos, na primeira turma do curso oferecida pela recém inaugurada Uninove. 
 
O GuarulhosWeb esteve na universidade nesta quarta-feira para conhecer um pouco da realidade dos primeiros 100 alunos, que inauguram o curso de Medicina na cidade. Três guarulhenses conquistaram a bolsa integral e contaram suas expectativas em relação à primeira turma do tão almejado curso no município. 
 
Barbara já teve a oportunidade de acompanhar um dia de atendimentos médicos. “Sempre quis ajudar as pessoas, já procurei outros cursos mas gosto de medicina esta oportunidade é incrível, não tinha como ser melhor, bolsa, em Guarulhos e com boa estrutura”, comemora. 
Matheus sempre sonhou com a medicina e contou que está com uma expectativa alta para o curso. Na manhã desta quarta-feira (6) eles tiveram acesso à grade curricular. “Tivemos a real noção de como será o curso, será difícil, mas estamos preparados”, disse ao GuarulhosWeb
 
Julia Aparecida de Araújo Fernandes, 19, moradora da região do Bom Clima, contou que estudava em São Paulo para se preparar para o vestibular. A distância e o tempo perdido no trânsito eram seus principais inimigos no período em que batalhou por uma vaga na universidade. Mas com o curso em Guarulhos, segundo conta, tudo será diferente. 
 
“Era muito cansativo, eu já chegava no cursinho cansada, agora estou a menos de 30 minutos da faculdade e ainda tenho o apoio da minha família por perto, sem eles não estaria aqui”, revelou. 
 
Com relação a saúde do município e os benefícios do curso para a cidade, os estudantes afirmam que estão cientes dos problemas e dispostos a aprender e fazer a diferença. “Eu sempre quis fazer medicina para ajudar quem realmente precisa e eu acho que aqui em Guarulhos tem vários bairros que precisam muito. Trazer a universidade para cá vai poder levar saúde para muita gente que atualmente não tem”, disse Bárbara. 
O curso
A coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Rebeca Boltes Cecatto, contou que as aulas seguem as diretrizes curriculares, além de normas atualizadas pelo MEC. 
 
Outro ponto positivo é a intimidade entre o curso e a rede de saúde de Guarulhos, estabelecendo uma parceria que possibilita o levantamento das principais demandas e problemas do serviço. “Todos os cenários de prática serão realizados no SUS do município, isso é muito interessante porque cria um vínculo com o futuro médico e a cidade”.
 
No campus, localizado no Centro de Guarulhos, os alunos contam com salas de aula interativas com projetores e modernos equipamentos didáticos, multiplataforma online de apoio acadêmico, biblioteca física e digital com acesso às publicações nacionais e internacionais de Medicina e Saúde, auditórios, salas de videoconferência, laboratórios de práticas médicas, Simulação Realística e corpo docente qualificado. 
 
 

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Fabio 11/09/2017 08:44

    Parabéns a Guarulhos por essa conquista

    Espero que esse curso auxilie na prestação de serviços para a população em geral, e que traga também Laboratórios e Hospitais de Referência para a nossa cidade. E, alguém saberia informar o valor da mensalidade?

Insira um comentário