Guarulhosweb
   

Conferência Municipal de Educação discute políticas da área até dia 30

Redação Guarulhosweb    21/09/2017 19:52

 

Refletir e propor caminhos de transformação para as políticas educacionais do município. Esse foi um dos temas da abertura da Conferência Municipal de Educação 2017, rumo à Conae 2018, que lotou a sede da Secel, na noite da última quarta-feira (20) com profissionais da educação, alunos da EJA, representantes do poder público municipal, estadual e da sociedade civil organizada.
 
 
O evento realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o Conselho Municipal de Educação contou com a presença do vice-prefeito Alexandre Zeitune e deu início à programação das pré-conferências destinadas à participação popular, que serão realizadas nos dias 23 e 30 de setembro em 8 regiões da cidade: São João, Vila Galvão, Centro, Bonsucesso, Pimentas, Taboão, Cabuçu e Cumbica. 
 
 
“Realizar esta Conferência representa a expressão de nosso compromisso com as pessoas que se interessam em fazer um bom debate sobre a educação na cidade. Aprendi que a verdade absoluta não está em apenas em um ponto de vista, mas entre todos nós, portanto, acredito que este espaço de participação coletiva será de suma importância para o aprofundamento democrático, o exercício da cidadania e a construção de uma solução educacional de vanguarda para Guarulhos”, afirmou Zeitune.
 
 
A plateia recebeu ainda com entusiasmo, o pronunciamento do professor e palestrante João Palma Cardoso Filho que trouxe aos presentes um panorama histórico da política educacional brasileira e a importância da existência das Conferências de Educação para a manutenção dos espaços democráticos nos âmbitos municipais, estaduais e nacionais.
 
 
Participaram ainda do encontro, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sara Santana; a representante do Conselho municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, Simoni Pereira; o presidente do Conselho Municipal de Alimentação Marcelo Colonato; as representantes das Diretorias de Educação do Estado de São Paulo, Maria Aparecida Barretos (Diretoria Sul) e Maria Inês Molianari Sofia (Diretoria Norte), o presidente do Conselho Municipal de Alimentação Marcelo Colonato e a vereadora Rosa Mendroni.
 
 
Sobre a Conferência Municipal
 
A Conferência Municipal de Educação 2017 traz para esta edição o tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE voltado para o monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
 
 
As Pré-Conferências têm caráter deliberativo-propositivo e objetivam ainda eleger os delegados regionais que participarão da Conferência Municipal de Educação 2017, nos dias 6, 7 e 8 de outubro.
 
 
Cronograma
 
Pré-Conferências Regionais
 
Data: 23 de setembro de 2017
 
Manhã: das 9h às 12h
 
·        Região São João
 
Local: EPG Carlos Drummond de Andrade (Av. Marcial Lourenço Serôdio, nº 469 - Cidade Seródio)
 
·        Região Vila Galvão
 
Local: EPG Siqueira Bueno (Praça Nossa Senhora Aparecida, nº 324 - Jardim Vila Galvão)
 
Tarde:Das 14h às 17h
 
·        Região Centro
 
Local: EPG Crispiniano Soares (Rua Professor Vasco de Queiroz Guimaraes, nº 289 – Bom Clima)
 
·        Região Bonsucesso
 
Local:EPG Celso Furtado (Rua Manoel Reis Da Silva, 87 – Bonsucesso)
 
 
Data: 30 de setembro de 2017
 
Manhã:Das 9h às 12h
 
·        Região Cumbica
 
Local:E.E Professor Alberto Bacan (Rua Jaguaribi, nº 59 – Jardim Nova Cumbica – Travessa da Avenida Nova Cumbica)
 
·        Região Taboão
 
Local:EPG Silvia De Cassia Matias, Professora (Rua Conceição Da Barra, S/N – Taboão)
 
Tarde:Das 14h às 17h
 
·        Região Pimentas
 
Local:EPG Walter Efigênio/ CEU Parque São Miguel (Rua Joaquim Moreira S/N – Pimentas)
 
·        Região Cabuçu
 
Local: EPG Deucélia Adegas Pera, Professora (Av. Palmira Rossi, s/n – Cabuçu)
 
 
Conferência Municipal de Educação 2017
 
Local:Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos)
 
 
Datas:6 de outubro, das 19h às 21h, 7 de outubro, das 8h às 21h e 8 de outubro, das 8h às 16h.
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário