Guarulhosweb
   

Prefeitura planta 200 mudas de árvores nativas em parceria com a Cummins

Redação Guarulhosweb    22/09/2017 16:13

 

Em comemoração Dia da Árvore, a Prefeitura de Guarulhos, em parceria com a Cummins Brasil, realizou nesta quinta-feira (21) o plantio de 200 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, no canteiro central avenida Narain Singh, no Cidade Aracília. A ação é parte do Programa Ilhas Verdes (PIV), desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
 
Cerca de 100 pessoas, entre funcionários da empresa e jovens do Formare, projeto de qualificação de mão de obra, participaram do plantio de jacarandás, perobas rosas, araçás, dentre outras. Técnicos da Prefeitura orientaram o trabalho e também compartilharam informações sobre os benefícios da arborização para a qualidade de vida nas cidades. Todas as mudas foram fornecidas pela Sema.
 
O local foi escolhido por ser uma das 26 ilhas de calor existentes no eixo Cumbica-Pimentas. Com crescimento rápido (cerca de três anos), em breve, as 200 árvores estarão colaborando para a diminuição da temperatura na região, através da captura de 3.120 quilos de gás carbônico da atmosfera por ano e entrega de 12 mil litros de água em forma de vapor diariamente*.
 
As ilhas de calor são identificadas através de imagens de satélite termal, numa ação feita em parceria com a Universidade Guarulhos (UNG).
 
 
* De acordo com estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, uma árvore adulta pode retirar da atmosfera 15,6 quilos de CO2 da Atmosfera por ano, absorver 250 litros água  e lançar no ar 60 litros de água por meio de vapor diariamente.

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário