Guarulhosweb
   

Exposição no Adamastor celebra o Dia Mundial da Saúde Mental

Redação Guarulhosweb    30/09/2017 09:05

 

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no em 10 de outubro, o Adamastor Centro recebe a exposição “A Estética Inusitada de Katsumi Nako”, com trabalhos do artista e imigrante japonês radicado no Brasil, que passou parte de sua vida em Guarulhos. A exposição, em exibição entre os dias 7 e 15 de outubro, das 8 às 22 horas, recebe cerca de 60 obras do artista, entre pinturas, desenhos e mosaicos. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
 
Katsumi Nako, conhecido em Guarulhos como Sr. Mário, foi participante das oficinas de terapia e arte do Projeto Tear, espaço no qual passou longo tempo de permanência e onde se descobriu artista. O Tear é um serviço público de saúde mental da rede de atenção psicossocial do município de Guarulhos, que desde 2003 atua no campo da inclusão social pelo trabalho, convivência e cultura da população em situação de sofrimento psíquico ou outras vulnerabilidades.
 
Em suas telas, cujas técnicas empregadas fogem às convenções acadêmicas, culturais e sociais, o artista apresenta criações livres, despojadas das influências de estilos oficiais ou imposições do mercado de arte. São produções singulares de um artista autodidata, que constituem um novo paradigma estético que ultrapassa limites e reafirma a grandiosidade das capacidades humanas em suas múltiplas potencialidades.
 
O artista
 
Katsumi Nako nasceu em 1947, em Okinawa, Japão, e chegou ao Brasil na década de 60. No início dos anos 2000, inicia tratamento no Instituto A Casa e se interessa pelas oficinas de pintura. Algum tempo depois, passa a residir em Guarulhos e procura espontaneamente o Projeto Tear, constituído por oficinas de trabalho e outras atividades socioculturais. Frequentou suas atividades de 2003 até seu falecimento em 2011, período em que participou de oficinas de mosaico e serigrafia. Além disso, através de uma parceria dessa instituição, frequentou o ateliê do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde participou do curso de pintura do Programa Igual Diferente, entre 2005 e 2007. Desse modo, agregando todos esses conhecimentos e experiências, acabou por constituir uma rede de trocas sócio afetivas, saindo do isolamento que viveu durante algumas décadas e desenvolvendo uma imensa produção artística.
 
Serviço:
Exposição A Estética Inusitada de Katsumi Nako
Data: 7 a 15 de outubro, diariamente das 8 às 22 horas
Local: Adamastor Centro
Endereço: Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo
Entrada gratuita
Classificação livre

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário