Guarulhosweb
   

Guarulhos discute Segurança Alimentar e Nutricional

Redação Guarulhosweb    10/10/2017 19:10

 

Com uma  plateia formada por nutricionistas, assistentes sociais, estudantes de Nutrição, servidores públicos, entre outros profissionais, aconteceu  nesta terça-feira, dia 10, o 1º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, no Salão de Artes do Adamastor Centro, bairro Macedo.   Promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consan) com apoio da Prefeitura, o evento também elegeu os novos membros do Conselho para o biênio 2017/2018.
 
A presidente do Consan, Maria Conceição Caé Silva, abordou a importância da realização do Seminário. “O papel do Conselho é garantir o direito de alimentação adequada e equilibrada. A segurança alimentar não está restrita ao prato. É um conceito amplo que envolve o cultivo e a alimentação livre de agrotóxicos, além do acesso adequado em quantidade e qualidade”, afirmou Maria Conceição, ressaltando o papel do conselheiro do Consan, que deve ser idealista, pois exige engajamento e participação no trabalho em equipe.
 
De acordo com a diretora do Fundo Social de Solidariedade da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Regina de Luca, a sociedade começa a ter consciência sobre a segurança alimentar e nutricional. “Este trabalho é de extrema importância. Precisamos influenciar as escolas com alimentação adequada e a sociedade precisa se mobilizar em prol da saúde e saúde começa pela boca, pela alimentação”, disse a gestora. Ela ainda destacou o trabalho desenvolvido pela Divisão de Agricultura Urbana e Orgânica do Fundo Social com hortas em escolas e UBSs.
 
Já o membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Edgard Aparecido de Moura, lembrou que é necessário respeitar a diversidade e a cultura alimentar existente nas regiões, valorizando as hortas caseiras, a feira e promover o trabalho de educação alimentar nas escolas.
 
Diversos temas e palestras foram tratados no evento como “A Política de Segurança Alimentar e Nutricional: papel do poder público e sociedade civil”, ministrada pela nutricionista e membro do Comsan de Guarulhos, Letizia Nuzzo, que fez um breve histórico da discussão do tema no mundo e no Brasil.
 
O seminário teve ainda com a participação de palestrantes como o analista socioeconômico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), doutor em Desenvolvimento Econômico e mestre em Economia Política, Jefferson Mariano; o advogado ambientalista e membro do Grupo de Protocolo de Transição Agroecológico, Nelson Teixeira; a nutricionista da Prefeitura de Campinas, Rosana Nogueira; e o vice-presidente executivo da Associação de Controladores de Vetores e Pragas Urbanas, Sérgio dos Santos Bocalini.
 
Participaram também do evento o secretário interino da SDAS, Alex Viterale, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, David Gonçalves, e o Subsecretário de Igualdade Racial, Anderson Guimarães.

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário