Guarulhosweb
   

Iraque: forças de segurança encontram valas comuns que podem ter até 400 corpos

AE    12/11/2017 14:18

 


As forças de segurança iraquianas encontraram valas comuns que podem conter até 400 corpos em uma área retomada recentemente do grupo Estado Islâmico. Corpos de civis e oficiais foram encontrados em uma base abandonada perto de Hawija, cidade do norte do país recuperada no início do outubro, disse o governador de Kirkuk, Rakan Saed. Ele não disse quando as autoridades começarão a exumar os corpos das valas comuns.

Khalaf Luhaibi, um pastor local que conduziu militares até a área, disse que o Estado Islâmico costumava levar presos ao local e atirar ou derramar óleo sobre eles e incendiá-los. A área estava cheia de roupas rasgadas e o que aparentava ser ossos e crânios humanos.

Autoridades já descobriram várias valas comuns em outras áreas recentemente liberadas. As forças iraquianas apoiadas pelos Estados Unidos expulsaram os extremistas de quase todo o território que eles chegaram a controlar no Iraque, mas ainda há algumas disputas em andamento.

No sábado, o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou uma operação para capturar uma parcela de território na parte ocidental do país, perto da fronteira com a Síria. Horas depois, o ministério iraquiano da Defesa anunciou a captura da área de Romana, dizendo que as tropas irão para a cidade vizinha de Rawa. Segundo Ahmed al-Asadi, porta-voz das forças paramilitares de maioria xiita, Rawa é a última cidade iraquiana mantida pelo Estado Islâmico, que controla pequenas aldeias espalhadas em áreas em grande parte desérticas. Fonte: Associated Press.

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário