Guarulhosweb
   

Projeto Hortas Escolares permite que crianças criem hábitos sustentáveis

Redação Guarulhosweb    13/11/2017 17:40

 

Somar hábitos saudáveis com a economia sustentável. É nesse contexto de transformação que o Projeto Horta Escolar se insere, uma iniciativa da Prefeitura de Guarulhos que, além de envolver o Programa de Arquitetura Urbana do Fundo Social de Solidariedade, também vem aproximando os estudantes da Rede Municipal de práticas sustentáveis e ecologicamente corretas.
 
Atualmente, cerca de 20 escolas municipais participam do projeto. Na EPG Professora Nadja Maria Seabra Santos, por exemplo, a iniciativa acontece desde 2011 e, desde então, incentiva os alunos a cuidarem da horta, com a finalidade de promover hábitos alimentares saudáveis.
 
Conhecido na escola como Horta na Telha, o projeto é uma ação de incentivo aos pequenos cultivos de hortaliças, que através de canteiros organizados na escola, traz diversos benefícios, como por exemplo, a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos.
 
Da horta para a refeição dos alunos
 
Para a diretora da EPG Nadja Maria, Tânia Kaiser, a escola tem uma equipe preparada, que busca sempre se atualizar para dar o máximo de responsabilidades às crianças. “Fizemos um trabalho de transformação na escola e a horta faz parte desse trabalho. As crianças servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem da escola para casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe só ao espaço escolar”, destacou.
 
A diretora conta ainda que a horta foi feita com tijolos e telhas doadas, e nela estão plantadas hortaliças rápidas de serem colhidas e fáceis de serem mantidas, como alfaces, tomates, cenouras, alecrim, cebolinha, couve, manjericão, que são servidas na salada da merenda.
 
A aluna Ana Clara, de 6 anos, do Estágio II, contou que ama comer alface. “Eu gosto muito de cuidar da horta da escola, faz bem cuidar dela, eu coloco água para as comidinhas crescerem e ficarem bem lindas”.
 
Atividades ligadas à culinária, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica e a influência nas escolhas alimentares são alguns dos resultados do Projeto Horta Escolares. A iniciativa, que vem crescendo gradativamente na Rede Municipal, faz com que mais e mais alunos adquiram hábitos conscientes, levando para a vida ensinamentos ecológicos e amplificando a necessidade de mudanças de postura da sociedade em relação à natureza.
 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário