Guarulhosweb
   

Emoção marca celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Redação Guarulhosweb    05/12/2017 15:44

 

Apresentações de dança e música emocionaram o público que esteve na manhã desta segunda-feira, dia 4, no Shopping Pátio Guarulhos, na Vila Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992.
 
Em parceria com o centro de compras, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, reuniu aproximadamente 260 pessoas, previamente inscritas, para comemorar a data com instituições que atendem pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. A programação incluiu ainda uma sessão de cinema, que foi cortesia do shopping.
 
A iniciativa se pautou na promoção dos direitos humanos, com igualdade de oportunidades para todos, na celebração de conquistas das pessoas com deficiência e teve como propósito pensar na sua inclusão na sociedade, para que os mesmos influenciem os programas e políticas que os afetem. Além disso, propôs estimular uma reflexão e conscientizar a sociedade quanto à equidade.
 
Agradecimentos
 
O secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, agradeceu a administração do Shopping Pátio Guarulhos pela acolhida e parceria e em sua mensagem aos presentes ressaltou o respeito ao ser humano. “Respeitar qualquer pessoa portadora de deficiência é respeitar a própria existência”, afirmou. Já o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, observou que a data também deve ser lembrada para conscientizar as pessoas sobre a luta da pessoa com deficiência. “Esse é o primeiro evento que fazemos no Shopping Pátio Guarulhos, que nos deu essa oportunidade. Espero que seja o primeiro de muitos”, ressaltou.
 
A gerente de marketing do Shopping Pátio Guarulhos, Cláudia Campos, recepcionou os alunos das instituições e disse que estará sempre de portas abertas. O estabelecimento ofereceu aos participantes da atividade um espaço para as apresentações e uma sessão de cinema para assistir ao filme “Big Pai, Big Filho”, que conta a história de um adolescente que sai em uma missão épica e ousada para tentar descobrir um mistério por trás de seu pai, que está sumido há muito tempo. Até que então ele descobre que seu pai não é ninguém mais, ninguém menos do que o lendário Pé Grande.
 
Entidades e parcerias
 
Participaram da comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência as seguintes entidades: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casas André Luiz, Casa de David, Atividades Motoras Esportivas Adaptadas (AMEA), Comunicare, Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos (CIAAG), IAKAP – Alan Kardec, entre outras.
 
Além da Secretaria de Assuntos Difusos, o evento contou com a parceria do Centro de Atendimento Multiprofissional da Pessoa com Deficiência (CAMPD) da Secretaria da Saúde, Minha Down é UP, Shopping Pátio Guarulhos, MovieCom, Supermercados Sonda, X Supermercados, Jasmine, Empório da Papinha e da Cajuticaba e Valéria Nigliari.
 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário