Guarulhosweb
   

Alckmin confirma entrega das estações Cecap e Aeroporto do trem em março

Katia Russões - Do GuarulhosWeb    07/12/2017 16:11

 

Na manhã desta quinta-feira (7), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito de Guarulhos Guti (PSB) realizaram uma visita às obras do Terminal Cecap, que deve ser entregue, assim como o Terminal Aeroporto, em março de 2018.  Com a entrega, a linha Jade terá 12,2 quilômetros de extensão.
 
Durante a passagem por Guaruhos, o governador acompanhou a operação para lançamento das últimas 20 vigas da nova Linha 13-Jade. As obras da CPTM estão em ritmo acelerado e nesta semana uma das mais importantes etapas será finalizada, concluindo a instalação de 764 vigas pré-moldadas, utilizadas para dar sustentação ao trecho elevado. “Teremos uma nova linha de trem integrando o maior aeroporto do Brasil com o sistema metroferroviário de São Paulo. É uma grande conquista. Em março teremos a ferrovia pronta, as estações prontas e os trens entregues”, comentou Alckmin.
 
Segundo Alckmin, a linha deve dispor de oito novos trens, 64 carro equipados com ar condicionado. Para Guarulhos estarão disponíveis o percurso normal com a tarifa de R$ 3,80 já estabelecida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além de duas linhas com tarifas ainda não determinadas: o trem expresso que deve sair da Estação da Luz e seguir direto até o aeroporto e o Connect, que fará o percurso Brás / Aeroporto, parando em todas as estações. Ambas as opções devem funcionar apenas em horários de grande circulação.
 
A ligação entre o Terminal Aeroporto e os terminais de embarque de passageiros devem acontecer através de transporte gratuito oferecido pela concessionária GRU Airpot, administradora do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
 
Com relação a ideia de concessão das estações o governador esclareceu que está sendo feito um estudo e ainda não foi lançando o edital, porém em São Paulo as linhas 5 do metrô e 17 do monotrilho já estariam adiantas.
 
Extensão
 
Com a data de inauguração de duas novas estações na cidade, o governador foi questionado sobre uma possível extensão de linhas alcançando outras regiões de Guarulhos. “Concluída esta obra é possível fazer um projeto para avançar para outros bairros e regiões de Guarulhos, que é a maior cidade depois da capital”, esclareceu.
 
Para o prefeito Guti, a cidade precisa avançar nos projetos de mobilidade urbana para que possam ser uma opção para que a população não utilize veículos, esta ampliação poderia ser direcionada para os bairros do Bonsucesso ou Pimentas. 

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Anônimo 09/12/2017 07:39

    Metrô

    Cadê o metrô de Guarulhos? Este governador pensa que todo guarulhensr é otário. Só faz cdp e um trem que não terá nenhuma utilidade para Guarulhos, pois ligará o aeroporto ao bairro da zona Leste. Querermos um trem direto para a capital.

Insira um comentário