Guarulhosweb
   

GRU 457 - Seccional destaca queda no índice de roubos em Guarulhos

Katia Russões - Do GuarulhosWeb    07/12/2017 19:54

 

Apesar das notícias policiais que se espalham nos veículos de comunicação, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a cidade de Guarulhos apresentou até outubro deste ano uma queda no número de ocorrências de roubos e furtos. Para o delegado Seccional Adilson de Aquino, há um emprenho entre os profissionais das forças de segurança do município para a diminuição dos índices criminais. 
 
À frente da Delegacia Seccional de Guarulhos desde abril de 2015, Aquino explica que a cidade passou por mudanças positivas neste período. No campo operacional, por exemplo, houve aumento na produtividade da polícia judiciária, com esclarecimento de casos, utilizando diversos recursos o que teria colaborado com cumprimento de mandados de busca e apreensão; de prisões temporárias e também interceptações telefônicas, o que levou ao êxito na identificação de diversas organizações criminosas.
 
Ainda com relação às mudanças, Aquino ressalta o deslocamento para o prédio, alugado pelo Governo do Estado, localizado na região central, onde a população encontra centralizados os Setores Operacionais e Administrativos da Seccional, assim como a Delegacia de Defesa da Mulher- DDM; a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes - DISE e  GARRA e Delegacia de Infrações contra o Meio Ambiente – DICMA. 
 
Houve ainda a locação de um pátio para o recolhimento de veículos proveniente de atos de polícia judiciária. “Isso possibilitou a retirada de centenas de veículos que ocupavam vias públicas nos entornos das unidades policiais, gerando perigo de disseminação de doenças e atrapalhando o trânsito de veículos e pedestres”,explicou.
 
Estatísticas
Com base na planilha de estatística apresentada pela SSP, os roubos diversos, que aconteceram a transeuntes, residências, furtos e outros, diminuíram 25% em comparação aos meses de janeiro e outubro, nos anos de 2016 e 2017. 
 
“Guarulhos, por se tratar de uma cidade grande, tanto em termos populacionais como em desenvolvimento e de área urbana, enfrenta os mesmos problemas que atingem qualquer metrópole brasileira no tocante a segurança pública, mas o que posso afirmar é que agimos com o máximo empenho e profissionalismo para proporcionar maior segurança aos guarulhenses”, esclareceu o delegado seccional. 
 
Apesar dos empenhos para a melhoria da segurança pública, Aquino explica que a crise econômica e financeira que atingiu o país nos últimos anos impediu o investimento necessário no setor. Mas há esperança à medida que União, Estado e Município passarem a dispor de mais recursos. Com o investimento o delegado acredita que o município passe a ter condições de oferecer um trabalho ainda melhor.  
 
Participação da população
 
Para o delegado, a participação da população é fundamental na melhoria da segurança pública. Aquino cita a Constituição Federal, em seu artigo 144.  "A segurança pública é direito e responsabilidade de todos", para ilustrar a importância.
 
Uma das maneiras de debater as ações são os Conselhos de Segurança (CONSEG) que atuam nas áreas respectivas de cada Distrito Policial e companhias ligadas a Policia Militar e trabalham com o apoio da população para melhorias pontuais em cada bairro e discussões relacionadas ao município.
 
Outro ponto importante são os registros de Boletim de Ocorrência, que são documentos que formalizam a prática de crimes, auxiliando a autoridade policial a adotar medidas que visam o esclarecimento dos casos. 
 
Atualmente os registros abastecem o sistema de Informações Criminais do Estado, que permite o estudo dos crimes ocorridos, filtrando horários, dias, locais, entre outros aspectos, a fim de possibilitar ações estratégicas para a devida prevenção, com ações de policiamento preventivo, bem como ações repressivas aos delitos.
 
Delegacia Seccional de Guarulhos
Rua Itaverava, nº 48 - Centro
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário