Guarulhosweb
   

Mentir era fácil demais

Ernesto Zanon    28/12/2017 08:34

 

Em 2013, o polêmico programa da TV Band, o CQC, esteve em Guarulhos para mostrar o descaso da administração passada em relação ao abandono da obra da UPA Cumbica não entregue à população. Na ocasião, como o ex-prefeito Sebastião Almeida (então no PT e agora PDT) fugiu das câmeras, coube ao então vice-prefeito e secretário de Saúde, Carlos Derman (PT), hoje assessor da vereadora Janete Pietá (PT), dar as desculpas “esfarrapadas” de sempre. Chegou a prometer que abriria a unidade em março de 2014, o que – obviamente – nunca ocorreu. Foi preciso que esse grupo político deixasse o poder para que, em menos de um ano, a promessa deles fosse cumprida. 
 
 
A verdade como ela é
Durante a inauguração da UPA Cumbica Prefeito Vicentino Papotto, na manhã desta quarta-feira, o secretário municipal de Saude, Sérgio Iglesias, em seu discurso, confessou que – ao assumir o cargo – não acreditava que seria possível abrir a unidade, conforme havia prometido o prefeito Guti (PSB). Uma das determinações do novo governo era abrir as duas UPAs, anunciadas pelo ex-prefeito Sebastião Almeida (então no PT, agora no PDT) para 2012, mas nunca abertas pela administração anterior. “Mas ele não só abriu essa, como prometeu a entrega de quatro Cemegs até o fim do governo e já inaugurou quatro só no primeiro ano”, enfatizou. 
 
Mitou
Iglesias citou ainda que não estava ali para criticar as gestões anteriores, mas acertou em cheio o ex-prefeito Eloi Pietá (PT), ao pegar na mão da mulher dele, a vereadora Janete (PT), que estava exatamente ao seu lado durante o discurso. “Sabemos que foi a vereadora Janete que conquistou os recursos muitos anos atrás para reformar o PA Paraiso (numa alusão à unidade fechada semana passada para reformas). Mas os governos não fizeram nada. Tudo bem que recentemente o Elói andou criticando que fechamos o PA. Mas se foi a esposa dele que conquistou o dinheiro, como que eu não vou fazer essa ação? Podia até ter um problema em casa,  mas tenho certeza que o Elói não fez isso com qualquer maldade não. Se depender do Guti, ainda vou estar aqui de pé para inaugurar mais uma UPA muito em breve”, finalizou.  
 
Para entender melhor
O Pronto Atendimento Paraíso, que encontrava-se em situação precária, foi fechado temporariamente pela atual administração para reformas. Deverá ser reaberto em breve como uma nova UPA, a quarta da cidade, graças – entre outros recursos – a verbas que foram liberadas pelo Ministério da Saúde quando a atual vereadora Janete Pietá era deputada federal. O dinheiro do governo federal não havia sido utilizado ainda devido à falta de contrapartida da Prefeitura, então administrada por Almeida. 
 
Leite de pedra
Guti revelou que a abertura da segunda UPA era mais do que necessária dentro do plano de ampliar o atendimento médico à população, principalmente em regiões tão populosas como a de Cumbica. Porém, admitiu que não foi fácil. Apesar de ter pego a obra com praticamente 98% concluída, precisou que a Proguaru entrasse em campo e finalizasse os serviços deixados para trás pela gestão anterior. E a inauguração só foi possível porque a Uninove, que neste ano inaugurou a primeira faculdade de Medicina de Guarulhos, doou a locação – por seis meses – de um gerador de energia elétrica.
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

19/04 07:42
Dória mal informado
18/04 07:38
Passaram vergonha
10/04 07:39
Tensão superada
05/04 07:32
Nunca antes