Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Guarulhenses fazem filas em busca da vacina contra febre amarela

Karla Maria e Katia Russões - Do GuarulhosWeb    10/01/2018 17:25

 

Às 8h da manhã desta quarta-feira (10), Cássia Regina Pereira Bastos, 40 anos, e parte de sua família, as jovens Laís e Larissa, com 16 e 21 anos respectivamente, e o pequeno Arthur, 2 anos, estavam na porta da UBS Cavadas para tomar a vacina que imuniza a população contra a febre amarela. Ninguém tinha sido vacinado antes.
 
“Todas tomamos, porque estamos com medo. Vimos que morreram pessoas. Eu estava com medo de ter alguma reação, mas minha mãe me convenceu a vir”, disse a jovem de 16 anos, lembrando não ser alérgica a ovo. O Ministério da Saúde não recomenda que pessoas com reação alérgica grave à proteína do ovo ou pacientes em tratamento de câncer e pessoas com imunossupressão tomem a vacina. 
 
“Fiquei estressada. Foi muito tempo na fila e com criança no colo é ainda pior. Tem tanta gente que não tem nem lugar para sentar”, disse Larissa, após quatro horas de espera, na porta da UBS. Às 12h, a fila estava grande e contornava todo o prédio da UBS se estendendo pelo estacionamento da unidade e pela calçada. 
 
Na fila, estava a coordenadora pedagógica, Meiry Akemi, de 48 anos, que chegou na UBS Cavadas às 10h e já estava preparada para enfrentar a fila que poderia levar mais de três horas. “Conheço uma pessoa que era amigo de umas das vítimas da doença, fiquei preocupada. Minhas filhas já se vacinaram, então aproveitei minhas férias e vim”, explicou.
 
Com uma fila menor, a UBS Jardim Munhoz dividiu o serviço para organizar a procura e oferecer triagem e aplicação da vacina. Na manhã desta quarta-feira (10), o tempo de espera chegava até trinta minutos.
 
Com viagem marcada para Minas Gerais, a professora Patrícia Varela, de 26 anos, procurou a unidade de saúde para se imunizar. “O atendimento está rápido, na triagem perguntam apenas o seu nome e idade e depois já te encaminhando para a vacinação” explicou.
 
Em resposta às grandes filas, a Secretaria da Saúde, informou que desde sábado (6), a procura pelas UBS aumentou significativamente. “Somente ontem, terça-feira (9), foram vacinadas 18.136 pessoas em 30 UBS, quase cinco vezes mais do que estava sendo vacinado diariamente no município”, afirma em nota. A pasta também informou que está se organizando para atender à demanda e que receberá apoio de outras secretarias. A prefeitura orienta que, no momento, apenas devem se vacinar pessoas visitarão ou moram em áreas de risco.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário