Guarulhosweb
   

Escorpiões assustam moradores do Jardim Lenize

Katia Russões    07/02/2018 16:19

 

Preocupados com o aparecimento de escorpiões em suas casas, no Jardim Lenize, região do São João, moradores escreveram para o GuarulhosWeb relatando o problema. A Prefeitura de Guarulhos informou que não foi notificada sobre os casos. Neste ano, uma pessoa já foi picada por um animal da espécie na cidade.
 
O local indicado pelos moradores fica próximo da UPA São João, na Estrada Guarulhos – Nazaré. Por lá, dois terrenos abandonados estariam sendo alvo de descarte irregular de lixo, o que estaria agravando o problema.
 
Ainda de acordo com a Prefeitura, nenhuma solicitação foi encaminhada para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) neste bairro, desde 2017 até esta quarta-feira (7/02). O munícipe que se deparar com um escorpião deve entrar em contato com o CCZ através do número 2436-6666.
 
Segundo a Secretaria de Saúde, há apenas três registros no banco de dados da CCZ de moradores picados por escorpiões. Em 2018, uma pessoa deu entrada em uma unidade de saúde por conta desse problema. “Os acidentes por picadas de escorpião são de notificação obrigatória, gerenciados pelo sistema de informação de agravos de notificação (SINAN). A notificação do agravo (picada) é realizada pela unidade que atendeu o paciente. O número exato de casos de acidentes por picadas de escorpião depende dessa notificação e compilação de dados pela vigilância epidemiológica”, informou a administração, em nota.
 
O CCZ indica que, ao avistar um escorpião, a pessoa deve procurar virar um balde ou qualquer outro objeto grande em cima do animal para evitar acidente. Como prevenção, o CCZ também realiza ações de orientações preventivas, inspeções e busca ativa sempre que acionado.
 
Em 2016, o GuarulhosWeb publicou matéria com dicas para as pessoas que se deparam com um escorpião em casa.
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário