Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Ações do Dia D de Combate às IST/Aids têm mais de 30 mil preservativos entregues

Redação Guarulhosweb    09/02/2018 18:39

 

Na última quinta-feira (8), as 69 Unidades Básicas de Saúde entregaram mais de 30 mil preservativos masculinos e femininos e realizaram mais de dois mil testes rápidos de HIV/Aids, Sífilis e hepatites, em ação de intensificação de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A ação faz parte do programa Movimenta Saúde que, por meio de ações temáticas, consiste em estratégias para melhoria da qualidade de vida da população. O tema deste mês é Fevereiro Pink.
 
Nesta quinta-feira de intensificação das ações, as agentes comunitárias da UBS Santa Lídia fizeram a concentração do seu bloco em uma quadra no Jardim São Domingos e de lá seguiram para UBS. Elas abordaram as pessoas no caminho, orientaram sobre a vacina contra o HPV e distribuíram preservativos até parte do bairro Jardim Marilena.
 
Carnaval
Na UBS Nova Bonsucesso teve oficina de máscaras no período da manhã para o baile de carnaval que aconteceu à tarde, o Folia na Nova. A música foi interrompida para uma palestra sobre a vacinação contra o HPV realizada por uma enfermeira e pela vacinadora da unidade. Marisa Odete B. de Oliveira e Jaqueline Ramos Reis, ambas de dez anos, ouviram tudo com atenção e ainda tiraram as dúvidas. Elas participaram da oficina e do baile. “A gente achou muito legal”, disse Marisa, que ainda frequenta, junto com a amiga e a mãe, os grupos de artesanato, ginástica e de horta.
 
As pesquisas apontam a importância da realização de ações como essas, intensificadas em todas as UBS da cidade neste Dia D. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 830 mil pessoas vivem com HIV/Aids no país. São 694 mil pessoas diagnosticadas e 548 mil pessoas sem tratamento. A estimativa é de que 136 mil pessoas ainda não sabem que estão com HIV e que 196 mil sabem que tem, mas não estão em tratamento.
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário