Guarulhosweb
   

Novidades marcam a abertura do Programa Saúde na Escola deste ano

Redação Guarulhosweb    21/02/2018 16:09

 

O Adamastor Centro mais uma vez será palco da abertura do Programa Saúde na Escola (PSE), nesta quinta-feira (22), a partir das 8h, quando serão anunciadas as novas regras do PSE e a implantação da Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes na Atenção Básica, uma estratégia do Ministério da Saúde. A data será marcada também pela realização do 2º Simpósio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) de Guarulhos, uma vez que a promoção da saúde sexual e reprodutiva dos jovens é uma das propostas da Agenda.
 
A Agenda Proteger e Cuidar de Adolescentes na Atenção Básica também tem por objetivo a qualificação das ações de proteção e promoção de saúde durante o crescimento e desenvolvimento de crianças e jovens de 10 a 18 anos, bem como as iniciativas para a identificação e organização da rede de atendimento aos adolescentes vítimas de violência.
 
Por isso, a realização do 2º Simpósio de IST de Guarulhos, conjuntamente com a abertura do programa Saúde na Escola, visa produzir repercussões positivas sobre a adolescência, discutindo os determinantes sociais da saúde, sexualidade e relações de gênero, na perspectiva da vulnerabilidade, do autocuidado e gerenciamento de riscos em infecções sexualmente transmissíveis, para a adoção de práticas mais seguras, a fim de garantir a saúde integral dos adolescentes.
 
O evento é voltado para profissionais da saúde, agentes comunitários, profissionais da educação municipal e estadual e áreas afins, estudantes de graduação, pós-graduação na área saúde e educação.
 
Saúde na Escola
Desenvolvido no município desde 2010, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, Cultura, Esportes e Lazer, o Programa Saúde na Escola de Guarulhos hoje é reconhecido internacionalmente. Para este ano, novas regras foram anunciadas pelo Ministério da Saúde. Com a edição da Portaria Interministerial nº 1.055 de 25 de abril de 2017, foram redefinidos regras e critérios para adesão ao PSE por estados, Distrito Federal e municípios.
 
A partir de agora, o PSE é pautado em 12 ações: 1. De combate ao mosquito Aedes aegypti (de caráter obrigatório); 2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; 3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; 4. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; 5. Prevenção das violências e dos acidentes; 6. Identificação de estudantes com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; 7. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; 8. Verificação e atualização da situação vacinal; 9. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; 10. Promoção da saúde auditiva e identificação de alunos com possíveis sinais de alteração. 11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/Aids; e 12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
 
Pautado nessas ações, Guarulhos lançará na mesma data no Adamastor o selo “Unidade Amiga do Adolescente”, uma certificação aos serviços de saúde e ensino que atenderem a alguns critérios do projeto, tais como: a implantação em seu território de atuação de três ou mais pontos de prevenção na comunidade, com distribuição de materiais educativos e dispositivo para ofertar preservativos.
 
Para serem condecorados com o selo, os estabelecimentos de saúde e ensino também devem promover a inclusão de adolescentes no Conselho Gestor da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Conselho de Classe da escola, estimulando uma participação mais efetiva nos processos de trabalho da unidade a fim de ampliar o acesso dessa faixa etária às ações de prevenção; bem como criar no mínimo dois projetos com participação de jovens protagonistas para o desenvolvimento de ações de combate à violência, às drogas, prevenção às IST-Aids e sobre sexualidade nas  escolas da rede púbica de ensino.
 
Programação
Período da manhã
8h – Credenciamento/Boas Vindas
8h30 – Abertura oficial
9h – Apresentação Cultural: “Promovendo Saúde, Construindo História” (peça teatral com gerentes das unidades de saúde da Região Centro que trata da diversidade sexual)
9h30 – Atenção à Saúde do Adolescente: garantindo direitos - Albertina Duarte Takiuti (médica ginecologista, coordenadora do programa de Saúde do Adolescente do Estado de SP)
10h15 – Educação em Sexualidade como tema transversal na escola: currículo, saberes e práticas - Silvia Piedade de Moraes (pedagoga e especialista em Educação Sexual e Direito Educacional)
11h–Debate
11h30 – Novos Caminhos do Programa Saúde na Escola: fortalecendo a Saúde Integral do Adolescente - Simone Neves e Cristina Passeri (coordenadoras do PSE – Educação e Saúde)
12h – Lançamento do Selo #TAMOJUNTOGALERA: Unidade Amiga do Adolescente
12h30 –  Encerramento
 
Período da tarde
13h30 – Cenário Epidemiológico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) de Guarulhos - Ricardo Fernandes Gambôa (psicólogo, coordenador do Programa Municipal de IST-Aids)
14h – Prevenção das IST no contexto da educação em saúde para adolescentes - Alfredo Almeida Pina de Oliveira (enfermeiro e educador em Saúde Pública, professor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado e Doutorado da UNG).
14h30 – O vírus HPV e a importância da vacinação: mitos e verdades - Rodolfo Hermida (médico de família e comunidade, especialista em linhas de cuidado da saúde do adolescente)
15h – Discussão de casos: Sífilis, Gonorreia e HIV/Aids - Christiane Pinto (hematologista, médica preceptora da Residência de Pediatria do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente – HMCA) e José Antonio Koury Alves Júnior (pediatra infectologista, médico preceptor da Residência de Pediatria do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente - HMCA).
15h30 – Debate
16h30 – Encerramento
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário