Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Na executiva nacional

Ernesto Zanon    06/03/2018 07:36

 

O prefeito de Guarulhos, Guti, foi eleito no sábado, durante Convenção do PSB em Brasília, membro da executiva nacional do partido, ao lado dos mais importantes caciques paulistas da legenda, como o vice-governador Márcio França e de seu filho Caio. Com a nova posição, Guti passa a participar diretamente das decisões mais importantes do partido. E a primeira pode ser um tanto indigesta: ficar entre o apoio à candidatura do aliado governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), à Presidência ou buscar um nome próprio mais enveredado para a esquerda. Essa tese ganhou força já que Carlos Siqueira foi reeleito presidente nacional. 
 
Alistamento civil
Em São Paulo, a candidatura de Márcio França a governador está mais do que pavimentada, já que o vice de Alckmin irá assumir o Governo do Estado em abril e terá seis meses para se tornar conhecido, além de implantar um estilo próprio de governar. No sábado, o colunista do UOL, Josias de Souza, anunciou que ele pretende promover um alistamento civil de 100 mil jovens de 18 anos, como forma de reforçar nas ruas diversos serviços prestados à população, além de dar a oportunidade para um contingente que se encontra em situação de vulnerabilidade social. 
 
Plano ambicioso
Segundo a entrevista que deu a Josias de Souza, França estima que cada “alistado” custará ao Estado R$ 1 mil por mês. No total, R$ 100 milhões mensais. Como que antevendo as críticas que trovejarão sobre sua cabeça, o virtual substituto de Alckmin sustenta que os gastos resultarão em economia de verbas públicas em outras áreas. Nessa versão otimista, o programa de alistamento civil evitaria que jovens pobres fossem recrutados pelo crime organizado. Com isso, Márcio França, cairiam os índices de criminalidade e todas as despesas dele decorrentes: desde os gastos com o sistema prisional até os custos com o Sistema Único de Saúde.
 
No Trevo
No mesmo sábado, depois de retornar de Brasília, Guti foi – por volta das 22h – para o Trevo de Bonsucesso, onde acompanhou in loco o lançamento das vigas do último viaduto necessário para a complementação da importante obra viária, prometida pela gestão anterior de ser concluída em 2016. Como a atual administração pegou a obra praticamente abandonada, foi necessário primeiro promover diversas desapropriações, que não haviam sido efetivadas, para que o projeto avançasse. Até o final de abril, mais uma alça de retorno deverá ser liberada. No segundo semestre, todo o “miolo” do Trevo será entregue. 
 
Contra o tempo
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, estará nesta terça-feira em Guarulhos, para intensificar a campanha pela biometria. Números divulgados nesta segunda-feira dão conta que 314 mil eleitores ainda não fizeram a biometria. Junto ao prefeito Guti (PSB) e o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Soltur (PSD), ele pretende discutir medidas para intensificar os trabalhos. O eleitor desse município que não comparecer até 23 de março terá o título cancelado. O número daqueles que não se atualizaram daria para eleger, dependendo da legenda, entre três até uns seis deputados federais. 
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também