Guarulhosweb Guarulhosweb Rádio
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Voto vencido

Ernesto Zanon    07/03/2018 08:40

 

Marcelo Seminaldo, presidente da CEI que investiga áudios atribuídos a Alexandre Zeitune, vice-prefeito de Guarulhos, exonerado do cargo de secretário municipal em setembro do ano passado, fez de tudo para convencer os integrantes da comissão a liberar as gravações para toda a imprensa na abertura dos trabalhos. No entanto, nove dos 11 integrantes da CEI preferiram enviar o material para a perícia antes de torna-lo público. Porém, entregaram o pen-drive ao acusado apenas. 
 
Vazamento providencial
Com a decisão, bastante criticada por Seminaldo, apenas Zeitune – além dos vereadores que apenas ouviram o conteúdo – tem posse da gravação. Desta forma, como era mais do que previsível, ele correu para fazer o vazamento seletivo do áudio, convidando parceiros de sua confiança para ouvir o conteúdo. Como não era de se surpreender, os poucos eleitos saíram com um discurso mais do que afinado de que aquilo não tem qualquer “cabimento”, “que nã prova nada”, “que se trata de uma conversa comum” etc  etc etc. 
 
Direcionado
O vazamento direcionado, realizado por Zeitune, apesar de ser um direito dele, que aparece como acusado neste caso, serve para tentar formar a opinião pública com antecedência. Ao colocar meia dúzia de “mui amigos” pregando que não há nada de ilegal no fato de pedir dinheiro a um empresário, segundo aponta a denúncia, ele tenta antecipar os fatos, passando a primeira impressão pregada por ele próprio. Nada de irregular nisso. Zeitune apenas está aproveitando a brecha dada de bandeja a ele pelos nobres vereadores. 
 
Não é bem assim
Interessante frisar que alguns vereadores, ouvidos pela coluna, tiveram uma impressão bem diferente desta pregada pelos amigos de Zeitune. Vários deles inclusive afirmam, sem dúvidas, que o conteúdo é bastante explícito. Caso contrário, não assinariam a CEI. 
 
Atrasildo
Apenas nove vereadores votaram pela não divulgação da gravação porque Seminaldo, como presidente, apesar de defender a publicidade do áudio, se absteve por ser o presidente e também porque o representante do DEM, Romildo Santos, o 11º integrante da CEI, chegou atrasado. Deve ter tido algum problema no trânsito, já que a votação aconteceu mais de uma hora após o início dos trabalhos. 
 
Reorganização
Projeto de Lei de autoria do prefeito Guti (PSB) chegou nesta terça-feira à Câmara Municipal propondo a reorganização da estrutura interna da Prefeitura. Entre as principais mudanças propostas, está a separação da Secel em duas pastas. A Secretaria de Educação será uma Secretaria exclusiva, administrada por João Pannocchia, enquanto Cultura, Esportes e Lazer ficarão sob um novo secretário, ainda a ser anunciado após a aprovação do projeto. 
 
Nomenclatura
A pasta comandada por Lamé Smaili, a de Assuntos Difusos, que compreende diferentes sub-secretarias, passará a ser chamada de Direitos Humanos. A mudança é apenas semântica, já que o nome inicial era de difícil compreensão pela sociedade. 
 
Ações
A Guarupass (associação que reúne as empresas de ônibus de Guarulhos) prepara uma série de ações, sempre em conjunto com a Prefeitura, a fim de melhorar os serviços prestados à população. Além da renovação da frota, que deve começar em abril, com a chegada de novos ônibus, já sob uma moderna identidade visual, há novidades em relação aos serviços prestados, como transparência na prestação de contas, lançamento de um aplicativo para denúncias de abusos praticados no interior dos veículos, entre outros. 
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

15/05 07:40
Na marra
10/05 07:54
No Estadão e na CBN
09/05 07:48
Bate e volta
08/05 07:36
Armação ilimitada
04/05 07:43
Os pais da baderna