Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Conheça os centros de apoio para mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade

Katia Russões / Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG    08/03/2018 08:39

 

O feminicídio – ato de perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino – é um dos crimes que mais cresceu no país nos últimos anos. O Brasil registra uma média de 12 assassinatos de mulheres por dia. Atualmente há um movimento de apoio e conscientização para que este tipo de crime se torne cada vez menos comum.
 
Em Guarulhos as casas de apoio exclusivas para mulheres tratam o assunto além de trabalhar com a elevação da autoestima, cursos, palestras e oficinas com o propósito do empoderamento. Ao todo foram já foram atendidas 16.832 mulheres – que participaram de cursos, palestras, oficinas e fizeram cadastros.
 
Ao todo são seis pontos espalhados pela cidade: Casa Clara Maria Bom Clima, Espaço Clara Maria CEU Pimentas, Casa Clara Maria Haroldo Veloso, Casa Clara Maria Jardim Vila Galvão, Casa Clara Maria Recreio São Jorge, Espaço Clara Maria CEU Ponte Alta, Casa das Rosas, Margaridas e Beths - Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica - Macedo.
 
O público alvo destes centros especializados é, principalmente, as mulheres em situação de vulnerabilidade social, o que não impede que qualquer mulher procure por ajuda. As atividades nas casas de apoio são variadas: curso de costura e conserto, costura industrial e costura básica, atividades na área da saúde (caminhadas, palestras, programa Ser Gestante e outros, curso de artesanato, pintura em tecido, atendimento nutricional, saberes - Crochê/Tricô - e palestras em diversas áreas, incluindo empreendedorismo.
 
Além disso, as assistidas contam com o acolhimento psicossocial, orientação jurídica, encaminhamentos diversos de acordo com demandas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Delegacia da Mulher, Ministério Público, Defensoria Pública, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e outros.
 
Para mais informações, acesse este link.
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário