Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Guarulhos lança botão do pânico para passageiros denunciarem violência nos ônibus

Paulo Manso    08/03/2018 16:01

 

Foi lançado na manhã desta quinta-feira, 8/03, uma ferramenta tecnológica para que atos de violência no transporte público de Guarulhos sejam denunciados em tempo real às autoridades. O “botão do pânico” – oficialmente Botão de Incidente Grave (BIG) – já está funcionando, disponível no aplicativo CittaMobi, que funciona há mais de um ano na cidade, informando o tempo de viagens dos ônibus.
 
O lançamento aconteceu simbolicamente durante evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na sede da Secel, no Macedo. “Infelizmente, as mulheres são as maiores vítimas de violência. E, agora, podemos inibir esses casos com uma ferramenta que a gente preferia não precisar lançar”, afirmou o prefeito Guti. “Este é o tipo de serviço que a gente não gostaria de precisar oferecer, mas a realidade nos obriga a agir neste sentido”.
 
Segundo o diretor da Guarupass, Marcio Pacheco, o BIG pode ser utilizado pelas vítimas de violência, mas também por qualquer cidadão que presencie algum ato ilícito grave, como assaltos ou assédio sexual. “Pode ser denunciado qualquer ato grave de violência não apenas dentro dos ônibus, como nos terminais e pontos de parada. É tudo de graça. Mas é necessário se identificar para evitar trotes. Este é um serviço sério que vai envolver a Polícia Militar, a GCM, os Bombeiros, o Samu. Queremos que as pessoas se sintam mais seguras e protegidas no transporte da cidade”, explicou.
 
O gerente de produtos Fernando Matsumoto, da Cittati Tecnologia – empresa que desenvolveu o aplicativo CittaMob –, disse que Guarulhos é a segunda cidade do país a ter essa ferramenta. “Ela já esteve em Recife e Salvador. Hoje está em Guarulhos e Sorocaba”, apontou. De acordo com Matsumoto, para utilizar o BIG basta baixar gratuitamente o CittaMob, tanto na plataforma IOS quanto Android.
 
“Ao presenciar ou ser vítima de violência, o passageiro clica na parada de ônibus, linha ou ônibus onde está e, depois, no ícone de uma corneta, onde ele escolherá qual é o incidente grave que está acontecendo”, explicou. O profissional garante que o CittaMob é o único aplicativo em Guarulhos que passa a informação em tempo real, já que tem equipamentos instalados nos ônibus. “Todos os sistemas estarão on-line e um alerta será enviado diretamente à Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG), por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, que coordenará a distribuição da ocorrência para as autoridades competentes”.
 
O CittaMob tem mais de 6 milhões de downloads no Brasil todo. Em Guarulhos, o aplicativo atingiu mais de 4,7 milhões de acessos em 2017.
 

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Uber 09/03/2018 09:22

    Na realidade, infelizmente, o Poder Público está admitindo que não pode garantir a segurança de seus cidadãos com ações diretas atacando os criminosos e por isso se vale de ações paliativas e defensivas como esse aplicativo. Policiamento ostensivo, rondas, blitz? Isso dá muito trabalho...

Insira um comentário