Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Trabalhadores dos Correios em Guarulhos aderem a greve por tempo indeterminado

Katia Russões / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil    12/03/2018 12:53

 

A greve dos Correios, que teve início nesta segunda-feira, 12/03, foi aderida por 22 estados e o Distrito Federal. Em Guarulhos os funcionários das áreas operacionais, como carteiros e atendentes, além das áreas administrativas, estão de braços cruzados. Não há previsão de retorno às atividades. Entre as reivindicações estão alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a terceirização na área de tratamento, a privatização da estatal e suspensão das férias dos trabalhadores, como em 2017. Os serviços que devem impactar a população, assim como em outras greves, são as entregas de encomendas e cartas.
 
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT) informou que uma das principais exigências é voltada ao plano de saúde da categoria. Os funcionários teriam que arcar com mensalidades no plano e a retirada de dependentes. Além disso, o benefício poderá ser reajustado conforme a idade, chegando a mensalidades acima de R$ 900. Os salários estariam em torno de R$ 1.600. O julgamento do plano de saúde está marcado para a próxima segunda-feira, dia 12 de março, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
 
Outras demandas aprovadas para a greve foram a contratação de novos funcionários via concurso público, a segurança nos Correios e o fim dos planos de demissão.
 
Ainda segundo a FENTECT a empresa iniciou 2018 o cargo de Operador de Triagem e Transbordo (OTT), importante para o movimento do fluxo postal interno, visando a terceirização nos Correios. Os Correios teriam anunciado ainda a redução da carga horária e os salários dos trabalhadores administrativos, como reflexo da reforma trabalhista. Além de anunciar o fechamento de mais de 2500 agências próprias, por todo o Brasil.
 
O GuarulhosWeb entrou em contato com os Correios, mas até o fechamento da matéria nenhuma resposta foi encaminhada.
 

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Maicon Santos 13/03/2018 10:52

    Desde quando correio trabalha?

    Sempre entregam as encomendas atrasadas, danificadas, além de muitas vezes violar o conteúdo das mesmas. Deve-se permitir que outras empresas entrem no mercado, melhorando a qualidade e prestando um serviço decente, pois o atual dos correios é um dos piores e mais caros do mundo.

Insira um comentário