Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Novo meme digital faz guarulhenses relembrarem fatos antigos da cidade

Kátia Russões    14/03/2018 10:50

 

Uma nova mania das redes sociais tem feito o guarulhense relembrar momentos e curiosidades sobre diversos bairros da cidade, entre eles casas noturnas e outros pontos de lazer que já não existem, pontos turísticos frequentados apenas por pessoas da região, além de problemas sociais e coisas da infância. O “meme” do momento é o “Diz que é cria de...”, brincadeira na qual o internauta “contesta”, em tom de ironia, pessoas que seriam de algum lugar mas nunca viveram determinada situação ali.
 
Assim como em outros memes, é difícil identificar onde este começou. Acredita-se que um internauta da cidade de Paraty, no Rio de janeiro, foi o primeiro a usar a frase, que foi se espalhando para outros lugares. O guarulhense Ronaldo Santos, mora atualmente em Aparecida, interior de São Paulo e acompanhou a brincadeira de longe. Quando viu uma postagem que falava sobre Guarulhos, decidiu entrar na onda e postou “Diz que é cria de Guarulhos, mas não assistiu Titanic no cinema do Shopping Poli”. Sucesso de bilheteria em 1998, o filme atraiu milhares de guarulhenses para a única sala de cinema da cidade na época, localizada na região central. O cinema encerrou suas atividades no final dos anos 90.
 
“Era o único cinema de Guarulhos e as filas seguiam escada abaixo pelo shopping. Eu não imaginava que as pessoas iriam comentar e curtir a publicação. Foi uma memória muito saudosista”, disse. Alguns amigos de Ronaldo falaram sobre curiosidades da época, como o fato de as pipocas serem feitas em forno micro-ondas e as pessoas sentarem nos corredores para ver os filmes.
 
Este efeito “cascata” é próprio dos memes, conceito criado no fim dos anos 1970 e que ganhou intensidade e se modificou com a chegada da internet e popularização das redes sociais. A professora de comunicação social da Universidade Guarulhos, Rachel Silva, explica que os memes se espalham com grande rapidez e se aplicam à realidade local. Como na publicação “Diz que é cria dos Pimentas, mas nunca arrebentou as rodas do carro nos buracos do asfalto”.
 
Em Guarulhos, a brincadeira não está sendo usada apenas para diversão, mas também para expor problemas sérios enfrentados pelos munícipes, como neste exemplo: “Diz que é cria do Bairro dos Pimentas mas nunca foi assaltado na porta de casa”.
 
Confira outros posts do meme do momento que citam bairros de Guarulhos:
 
“Diz que é cria do Cabuçu, mas nunca nadou na represa”
Nem todo guarulhense sabe, mas no bairro Cabuçu está localizado o Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçu. Eram comuns os banhos na represa, que agora são proibidos. O parque passou a ser administrado pelo Governo do Estado e tem como atrações principais quatro trilhas. Uma delas termina em uma cachoeira.
 
“Diz que é cria de Guarulhos, mas não sabe o sabor dos churros do Lago dos Patos”
Apesar de ser conhecido pelos carrinhos de cachorro quente, os churros e os excelentes restaurantes também atraem guarulhenses ao Lago dos Patos, na Vila Galvão. O local é cercado por muitas opções de lazer. Por lá é possível encontrar o Museu Histórico Municipal, o Teatro Nelson Rodrigues e o Centro de Exposições.
 
“Diz que é cria de Guarulhos, mas nunca foi na Cervejaria Paulista”
Ponto de encontro dos jovens no início dos anos 2000, a balada funcionava em uma área dentro do Internacional Shopping e era referência nos estilos axé e música eletrônica.
 
“Diz que é cria do Bonsucesso, mas nunca ficou preso no Trevo”
Uma das obras mais polêmicas da cidade, o Trevo de Bonsucesso também foi citado na brincadeira. A Prefeitura espera entregar a parte central da obra até o fim deste ano.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário