Guarulhosweb
   

Com filas imensas no fim de semana, TRE contabiliza déficit de biometrados em Guarulhos

Katia Russões    19/03/2018 10:45

 

Centenas de guarulhenses amanheceram nas filas dos cartórios eleitorais e pontos de cadastramento biométrico espalhados pela cidade no último final de semana. O prazo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o término do cadastro (obrigatório) vai até esta sexta-feira, 23/03, e não há previsão de prorrogação. O eleitor que não regularizar sua situação terá o título de eleitor cancelado.
 
O TER ainda não contabilizou o resultado do cadastramento do fim de semana. Segundo o tribunal, até sexta-feira apenas 71% dos eleitores da cidade haviam realizado a biometria. 275.455 eleitores ainda eram aguardados antes da ação do último sábado e domingo.
 
Guarulhos é o segundo maior colégio eleitoral do Estado de São Paulo, com 940.866 eleitores. Todas as zonas eleitorais da cidade estão com média de 70% de cadastro biométrico. A exceção é a Zona Eleitoral 394, na região de Cumbica, que já atingiu a marca de 75%.
 
Além de perder o direito ao voto, sem o cadastramento o eleitor pode ser impedido de tirar o passaporte e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial, tomar posse de cargo público e obter empréstimo em bancos públicos. Após o prazo estipulado pelo TRE, o eleitor que tiver seu título cancelado tem até o dia 9 de maio (fechamento do cadastro no país todo), para regularizar sua situação, caso queira votar ainda neste ano.
 
A biometria se tornou obrigatória no município em 10 de julho de 2017. Atualmente 84 municípios exigem o cadastramento. A meta é que até 2022 todos os eleitores do Brasil sejam cadastrados. 
 
Onde ir em Guarulhos
Cartórios eleitorais, de segunda a sexta-feira, e sábados e domingos, das 9h30 às 17h30.
 
Postos de atendimento
•Avenida João Veloso da Silva, 1181 – Cidade Jardim Cumbica. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
•Estr. do Capão Bonito, 53 - Jardim Maria de Lourdes. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
•Parque Shopping Maia: Avenida Bartolomeu de Carlos, 230 - Jardim Flor da Montanha, Guarulhos. De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
•Shopping Bonsucesso: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308. Jd.Albertina, Guarulhos. De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
 
Lembrando que, em Guarulhos, não há mais agendamento. Os eleitores são recebidos por ordem de chegada, até a capacidade de local.
 
Para mais informações: CLIQUE AQUI
 
Para agendar: CLIQUE AQUI
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário