Guarulhosweb
   

Infestação de fake news

Ernesto Zanon    20/03/2018 07:21

 

A morte da vereadora carioca Mariele Franco, assassinada na semana passada, levantou um problema recorrente nas redes sociais: o compartilhamento de notícias falsas. Muitas vezes, as pessoas – algumas até bem-intencionadas – curtem ou espalham informações sem qualquer fundo de verdade, por pura ignorância. Em Guarulhos, a prática tem sido cada dia mais comum, principalmente quando sites, que se intitulam como sendo de notícias, publicam notícias mal apuradas, travestidas de reportagens elaboradas. 
 
Compartilhamento de risco
O que muita gente não sabe é que o simples ato de compartilhar uma notícia falsa pode se caracterizar como um crime. As pessoas que se julgarem lesadas em sua moral têm o direito de processar a todos que levaram adiante as falsidades. Neste sentido, já tem gente se especializando em caçar os transgressores, abrindo uma série de processos. Ou seja, cuidado. Antes de compartilhar, certifique-se da origem da notícia e de sua veracidade. 
 
 
Desperdício flagrante
A Prefeitura divulgou vídeos, enviados por moradores da cidade, com imagens de munícipes desperdiçando água nas ruas de Guarulhos. Há cenas de pessoas lavando calçadas, carros e até cachorros, utilizando-se mangueiras, o que aumenta o desperdício. Esse tipo de comportamento atrapalha ainda mais a distribuição de água pelo Saae, que vem tentando – de todas as formas possíveis – garantir um abastecimento digno para toda a população. No entanto, lamenta-se demais que ainda exista muita gente que não percebe que aquela água desperdiçada por ele vai faltar para alguém. 
 
Piscinão
Durante a inauguração do piscinão da Vila Galvão, obra prometida para ser entregue na primeira gestão do então prefeito do PT Sebastião Almeida (agora no PDT), mas só liberada após o empenho da gestão de Guti (PSB) que finalizou a obra, reuniu – além de moradores da região – diversos vereadores e deputados. O próprio Guti comandou o evento no sábado à tarde, entrevistando um a um todos os vereadores presentes. 
 
Decisão dos moradores
Alexandre Dentista (PSDC) e João Dárcio (PTN), moradores do bairro, além de comemorar a conquista, aproveitaram o palanque para cobrar mais ações do governo na região. Os dois fizeram em público algumas reivindicações, como a ocupação da laje que encobre o reservatório. Guti foi enfático ao afirmar que o destino do espaço será decidido pela própria população com a participação dos vereadores interessados em ajudar. Poderá ser tanto um cento de eventos como um espaço para a prática de esportes e lazer. 
 
Sem tempo ruim
A inauguração do piscinão, apesar de ter ocorrido no final da tarde de sábado, um dia em que as temperaturas passaram da casa dos 30 graus centígrados, não contou com a presença das chuvas de verão, responsáveis pelos alagamentos nas vias da região há mais de 30 anos. Apesar da ausência das “águas de março”, o secretário de Obras, Linaldo Koga, atestou que as inundações na Vinte Metros, apelido da avenida Francisco Conde, são coisas do passado. 
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

15/05 07:40
Na marra
10/05 07:54
No Estadão e na CBN
09/05 07:48
Bate e volta
08/05 07:36
Armação ilimitada
04/05 07:43
Os pais da baderna