Guarulhosweb
   

Organização leva voluntários às ruas de Guarulhos em ação social

Redação Guarulhosweb    12/04/2018 14:06

 

 Nos dias 13, 14 e 15 de abril, acontece a COLETA: o maior evento de voluntariado da organização social TETO Brasil. Durante os três dias, milhares de jovens tomarão as ruas da cidade de Guarulhos para denunciar a realidade vivida diariamente por 11 milhões de pessoas nas favelas do Brasil e arrecadar recursos para financiar projetos de moradia e infraestrutura em mais de 40 comunidades onde a organização atua. 
 
Além de Guarulhos, onde os jovens se concentrarão em pontos de grande movimentação, o voluntariado também estará presente em outras cidades do estado, como São Paulo, Santos, Tatuapé, Bauru e Campinas, além de outras capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte.
 
O início da COLETA acontece no mesmo dia em que se comemora o Dia do Jovem (13). Uma data que traz a discussão do papel do jovem na sociedade e suas responsabilidades como cidadão. Hoje, os jovens representam mais de um terço da população mundial, e percebe-se que o adolescente tem vontade de atuar construtivamente na sociedade, porém faltam-lhe orientação e oportunidade
 
Em seus 10 anos de atuação no Brasil, o TETO já mobilizou mais de 45 mil voluntários no país - sendo, em sua maioria, jovens. Somente na COLETA do ano passado, foram 3500 mobilizações de jovens voluntários para a COLETA e um total de mais de 10 mil voluntários ao longo do ano. 
 
O TETO atua para garantir o direito à moradia nas favelas mais precárias e invisíveis do país, através de programas sociais que geram soluções concretas de melhorias das condições de moradia e habitat, como a Construção de Moradias Emergenciais, programa que já garantiu mais de 3400 moradias mais dignas às famílias que vivem em favelas precárias. Atualmente o TETO atua em três comunidades de Guarulhos, e em mais de 40 no Brasil. 
 
“Nos últimos anos tivemos um aumento do déficit habitacional e de pessoas indo morar em favelas, ao mesmo tempo que temos percebido cortes significativos nas políticas públicas de habitação que tendem a agravar ainda mais esta situação de calamidade pública.  Queremos mobilizar o maior número de pessoas, que indignadas com estas condições, possam ir para as ruas denunciar e arrecadar recursos para colocar soluções concretas em prática.” comentou Bruno Dias, Gestor Executivo do TETO-Brasil.
 
No último mês, a organização lançou a campanha “Influenciadores da Vida Real”. Criada pela agência Grupo Image, as peças convidam as pessoas a conhecerem a realidade de um influenciador da vida real, acompanhando, através de contas no Instagram, o look do dia, projeto verão, dieta lowcarb, tutorial de make e os recebidos dos moradores das favelas que protagonizam a campanha.
 
Os interessados ainda podem se inscrever através do link www.teto.org.br/coleta. 
 
Em 2017 a COLETA mobilizou mais de 3 mil pessoas, arrecadando 390 mil reais, o que possibilitou a construção de 30 moradias emergenciais e o andamento de mais de 30 equipes de trabalho nas comunidades. 
 
Sobre o TETO:
TETO é uma organização internacional que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO conta com soluções de moradia e projetos de melhoria do entorno da comunidade, como a construção de  casas emergenciais, associações comunitárias, reforma de acessos, projetos de pavimentação, além do fortalecimento de lideranças comunitárias e oficinas de direito. O TETO é associado à organização internacional TECHO, presente em 19 países da América Latina. Há mais de 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 120 comunidades, construiu mais 3.400 casas emergenciais, desenvolveu 30 projetos comunitários e mobilizou mais de 45 mil voluntários.

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário