Guarulhosweb
   

Deu no Valor Econômico

Ernesto Zanon    17/04/2018 07:31

 

Enquanto alguns repetem velhos discursos criticando a área de saúde em Guarulhos, sem se atentar a tudo que vem sendo realizado de verdade, o prefeito Guti (PSB) apareceu com destaque com foto em primeira página do mais importante jornal de economia do país, o Valor Econômico. A reportagem publicada na página 3 mostrou que Guarulhos é um dos municípios brasileiros que mais investem em saúde. Em 2017, foram 32% do orçamento municipal destinados à área contra os 15% obrigatórios por lei. 
 
Mais 100 mil atendidos
Entre os destaques, Guti mostra que a dependência do SUS pela população que atingia 65% em 2014 hoje passa dos 70%, o que elevou em quase 100 mil pessoas o número atendido pelo setor público na área de saúde. Isso se deve à crise econômica e não é exclusivo do município, já que milhões de brasileiros abandonaram os planos de saúde para buscar atendimento público.  Valor aponta: “para atender à demanda, a estratégia da Prefeitura de Guarulhos foi dar prioridade ao atendimento de urgência e emergência”. 
 
Problema maior
Ainda segundo a reportagem, os municípios aplicaram no ano passado valor maior que os Estados, tanto em termos absolutos como relativos. “As prefeituras destinaram R$ 81,75 bilhões à saúde no ano passado, o equivalente a 24,22% da receita própria, 9,22 pontos percentuais acima do mínimo de 15%”, diz o texto assinado pela jornalista Marta Watanabe. Guarulhos investiu mais do que o dobro disso em saúde. 
 
Potenciais
Pesquisas eleitorais divulgadas neste domingo e segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, realizadas pelo Datafolha, mostram números muito interessantes, que mostram o potencial do atual governador Marcio França (PSB), que assumiu no lugar de Geraldo Alckmin (PSDB), e disputará a reeleição em outubro. Ele já aparece em terceiro lugar, atrás do ex-prefeito paulistano João Dória (PSDB) e do empresário Paulo Skaf (MDB). No entanto, entre os três é ainda bastante desconhecido da maioria do eleitorado, o que pode ser um fator decisivo quando a campanha for para a rua propriamente dita. 
 
Fato novo
Para a Presidência da República, o quadro é bastante incerto, já que o condenado e preso ex-presidente Lula (PT), ainda lidera a pesquisa quando seu nome é submetido aos entrevistados. Apesar de Bolsonaro e Marina Silva aparecerem em situações que podem até ser consideradas privilegiadas, chama a atenção o nome do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, recém filiado ao PSB, estar à frente de figurões como os ex-governadores Geraldo Alckmin e Ciro Gomes. Um detalhe que pode ser bastante significativo: ele atingiu essa marca sem ter se apresentado como candidato ainda ou mesmo militado em algum partido político. Ou seja, pode ser o fato novo que tanto se fala por aí. 
 
 

 

 

Insira seu comentário

Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Comentários:

  1. Francisco 17/04/2018 11:31

    RÁ! RÁ! RÁ!

    "Guarulhos é uma dos municípios que mais investem em saúde." Resta saber na saúde de quem porque da população não é. Basta ver a falta de medicamentos nas UBS e de materiais básicos, como luvas, nos postos de pronto atendimento.

Insira um comentário


estadao brasil Leia Também

15/05 07:40
Na marra
10/05 07:54
No Estadão e na CBN
09/05 07:48
Bate e volta
08/05 07:36
Armação ilimitada
04/05 07:43
Os pais da baderna