Guarulhosweb Guarulhosweb Rádio
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

Mais de 400 pessoas participam da abertura da 7ª Conferência Lúdica no Adamastor

Foto: Sidnei Barros/PMG    20/04/2018 09:00

 

Mais de 400 pessoas – a maioria jovens e crianças – participaram, nesta quinta-feira, dia 19, da abertura da 7ª Conferência Livre/Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente “Proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências”, no Salão de Artes do Adamastor Centro.  Apresentações de música e dança de jovens e crianças assistidos por entidades sociais marcaram o encontro que prossegue nesta sexta-feira, dia 20, das 8h às 17h, com a elaboração de propostas sobre o tema e escolha de representantes jovens para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conferência Convencional), prevista para o fim do ano.
 
A secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, abordou a importância da Conferência. “É muito bom ver a casa lotada de jovens. Cada criança não poderia estar mais bem representada como pelos jovens e adolescentes que estão aqui. O município que cuida de suas crianças e adolescentes forma cidadãos saudáveis e críticos”, disse a gestora.
 
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Everaldo Barboza dos Santos, ressaltou o desafio em realizar o evento. “O grande desafio da Conferência é envolver a juventude nos temas e problemas da sociedade, de maneira que eles exerçam de fato a cidadania e o seu papel como sujeitos de direitos, conforme os princípios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou Everaldo. Ele acrescentou ainda a satisfação em ver a grande presença de jovens e declarou aberta a Conferência Lúdica.
A necessidade de discussão do tema foi comentada pelo representante dos jovens, Kevin Augusto. “É importante que todos nós aqui conheçamos o que está acontecendo”, disse o adolescente, que foi escolhido delegado para a Conferência Convencional juntamente com a jovem Joyce Wolski Pereira.
 
Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Prefeitura, especialmente da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a Conferência tem o formato lúdico porque busca envolver a participação de adolescentes e crianças na sua organização e trabalhos apresentados, utilizando de linguagem mais próxima deles. 
 
A ação contou ainda com a presença de membros do CMDCA, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, conselheiros tutelares, crianças e adolescentes assistidos por organizações sociais da sociedade civil (Associação N. S. Rainha da Paz, Nossa Senhora de Fátima, Lar Irmã Celeste, Associação SOC Família São Geraldo, Núcleo Batuíra, Instituto Alan Kardec Alice Pereira, Associação Semente do Amanhã, Centro Social Brasil Vivo, ONG Água Azul, entre outras), jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “Jovens em Ação” e do Programa Oportunidade ao Jovem (POJ), entre outros.
 
Serviço
7ª Conferência livre/Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente
Local: Salão de Artes do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)
Dia 20/4 (sexta-feira) – 8h às 17h
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário