Guarulhosweb
WhatsApp:(11) 9 4702.3664

ESPAÇO AAPAH - AD Guarulhos: o fim de um time, do amadorismo para o futebol moderno

Por Diogo Leite de Carvalho    20/04/2018 09:02

 

Em 1994, o nome Associação Desportiva Guarulhos foi adotado pelo Clube Vila das Palmeiras, a partir desse ano, as cores do time que era verde e branco passou a ter as cores da Bandeira de Guarulhos.  O prefeito Paschoal Thomeu (in memorian) prometeu que o time ia receber apoio da prefeitura, a ideia era que o time representasse a cidade e levasse o nome do município ao cenário estadual e nacional, naquele momento o time fez sua melhor campanha sendo vice-campeão do Campeonato Paulista da Bezinha.
 
Porém, o time nunca saiu da segunda divisão, não conseguiu ser referência na cidade, apenas juntou alguns fiéis torcedores, entre eles um grupo de amigos que fundaram a Torcida Força Jovem. Os investimentos não vieram, mas as dificuldades, sim. Guarulhos deixou de ser uma referência nos esportes.
 
Em 2015, o A.D. Guarulhos passou momentos difíceis, chegou a entrar em campo com oito jogadores na linha, alguns passaram mal em campo devido ao esforço.
 
Passaram-se vinte e quatro anos, o símbolo e o uniforme azul e branco ficaram conhecidos, até que no dia 17/04/2017, o então contestado presidente Ricardo Agea, que se acha o dono do clube, foi até a China participar de um evento, e de maneira arbitrária apresentou o novo nome do time que se passa a chamar Guarulhos Gru. O novo escudo, segundo o presidente, representa uma turbina de avião e remete ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. As novidades foram reprovadas pelos torcedores nas redes sociais.
 
Essa é mais uma ação que dá a impressão que Guarulhos só tem o aeroporto, nossa identidade (segundo alguns empresários, turismólogos...) se baseia apenas nesta representação do município, para eles isso mostra uma cidade progresso, que na realidade estamos longe de ser. O futebol é um bom exemplo da realidade, pois não conseguimos ter um time na elite do Campeonato Paulista.
 
Essa mudança no nome parece mais uma jogada de marketing, há boatos que a prefeitura mais uma vez promete ajudar diretamente o time, esses boatos também mencionam o nome da empresa que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
 
Gru também é a abreviação adotada pela gestão atual, nas redes sociais usa também a hastag voagru para divulgar algumas ações feitas na cidade.
 
A partir da mudança do nome se especula que o Guarulhos Gru vire um time empresa, temos vários exemplos que não deram certo, um deles é o Grêmio Barueri, que disputou a elite do Campeonato Paulista revelando alguns nomes para o futebol. A prefeitura deixou de investir no clube, que passou a migrar por outras cidades. Em 2016, disputou a segunda divisão do paulista e os jogadores não tinham alimentação. O mesmo caminho parece seguir o Antigo A.D. Guarulhos, um time sem identidade.
 
#voagru
 
 
* Um dos fundadores da AAPAH, autor de dois livros: Gritos Poéticos e Poesias Cotidianas, formado em Licenciatura Plena em História nas Faculdades Integradas de Ciências Saúde e Educação de Guarulhos.
 
copyright guarulhosweb

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário