Guarulhosweb
   

EPG Selma Colalillo Marques incentiva a leitura e a criatividade dos alunos no mês literário

Redação Guarulhosweb    23/04/2018 09:58

 

Tenda literária, varal de contos e cantinho do faz de conta. Essas foram algumas das ações que a EPG Selma Colalillo Marques, localizada no bairro Vila Rio, promoveu com os alunos durante o mês literário. A iniciativa, que integra a programação do “Festival Literário – Literalmente Isso 2018”, é promovida pela Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer).
 
Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura, desenvolver na criança leitora seu potencial criativo, a imaginação, o senso crítico, a sociabilidade, valorizando a literatura em suas diferentes formas de expressão, a unidade escolar desenvolveu atividades lúdicas ao longo de toda semana, propondo aos alunos momentos de muita interação social e autonomia.
 
Dentre as atividades, os alunos puderam escolher livros na “Biblioteca Circulante” para leitura em casa, convidaram funcionários da escola para contação de histórias no pátio e escolheram salas de “Leitura Simultânea”, onde em cada uma delas houve a leitura de um livro diferente. Para aguçar ainda mais a curiosidade, as professoras anexaram à porta de cada sala a sinopse e imagem da capa de um livro, fazendo com que os alunos escolhessem a história que gostariam de conhecer.
 
Além disso, foi montado no pátio um “Varal de Contos”, no qual os alunos tiveram acesso aos livros e realizaram também a leitura de imagens. A montagem do “Cantinho do faz de conta” com fantasias e fantoches, animou a criançada fazendo com que elas pudessem soltar a imaginação com as fantasias que estavam disponíveis em araras.
 
O grande destaque da ação na unidade escolar foi a confecção de uma “Tenda Literária” para contação de histórias. Para a coordenadora-pedagógica Priscila Nascimento, a tenda foi o maior presente para a escola.
 
“Toda a equipe contribuiu para a confecção da tenda no centro do pátio da nossa escola. O objetivo foi a leitura deleite pelo professor em outro espaço, diferente da sala de aula. Um cantinho realmente especial, com tapetes, almofadas, livros de pano e emborrachados, aconchegante para estimular ainda mais a imaginação dos nossos alunos e incentivar o “gosto” pela leitura”, destacou a coordenadora.
 
Durante a semana, os alunos tiveram ainda contação de histórias em inglês “Reading in English” e, além dos alunos, os professores também tiveram o “Cantinho de Leitura”, no qual durante todo o mês, a cada semana, vários livros de leitura técnica serão socializados para o professor. 
 
Literalmente isso
“Literalmente Isso” é um projeto de valorização de bibliotecas e centros de incentivo à leitura da cidade, espaços nos quais os munícipes são convidados a ler, dialogar, refletir, se atualizar e multiplicar conhecimentos.
 
Através de inúmeras atividades culturais, as atividades propostas buscam acolher as pessoas e mostrar a importância da utilização dos espaços, cativando e trazendo sempre novos leitores.
 

 

 

Insira seu comentário

Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Insira um comentário